terça-feira, 31 de janeiro de 2012

OBESIDADE E DEPRESSÃO

Escrevo sobre obesidade quando na verdade deveria escrever sobre varias substancias chamadas drogas.
Classifico as drogas em licitas e ilícitas. De antemão digo que as ilícitas são mais fáceis de tratar. Porque? É óbvio. As licitas estão no supermercado. Das licitas, vi na minha vida apenas quatro casos de vicio em água. Um morreu afogado por dentro e sei de uma outra que brevemente vai morrer por absoluto desinteresse da família. E cá entre nós, poucos médicos ou nenhum que encontrei ate agora mostrando um trabalho em Congressos no qual fale como se pode morrer por só tomar agua. Também não apresentei.

Os anoréticos não são levados em conta neste caso a que me refiro. Eu digo de pessoas que tomam de 10 a 20 litros de agua (somente agua) por dia. São casos raros mas como venho observando há 52 anos no trabalho psiquiátrico, pude ate agora ver 4 casos, portanto não se torna estatisticamente importante.
Voltando às drogas licitas – comida, fumo, álcool, medicamentos, as mais comuns, são de difícil tratamento . Requerem uma grande auto determinação do paciente que tem uma personalidade dependente (antiga classificação norte americana - “passivo dependente”), que foi deixada de lado e trocada por drogadição. Aquela tinha mais sentido. Quem é “dependente” pode depender de qualquer coisa – ervilha, uísque, chocolate, qualquer coisa vendável em supermercado ou farmácia. No caso só vou falar da obesidade que existe no mundo ocidental e cristão em que se desafia as pessoas a serem altas e magras sob pena de serem olhadas com nojo.
Obesidade sempre foi uma doença. Lembro que ao procurar um analista aqui no Rio de Janeiro, (para me tratar), estive com vários e quando cheguei à Dra. Marialzira Perestrello vi que era magra-gorda normal e lhe perguntei se fumava. Ela disse “não”. Disse-lhe que queria ficar com ela. Não faria analise com alguém dependente de comida ou fumo. Logo vamos deixar bem claro, o uso das drogas é apenas um sintoma de uma grave depressão. Você já viu alguém deixar de fumar e engordar loucamente?
A ansiedade que leva o dependente a procurar sua salvação da angustia está sempre numa coisa “fora de si mesmo”. Ele se sente uma “porcaria”. Ele não se basta, precisa de uma bengala. Ela procura a satisfação, num prazer que pode leva-lo à morte. Lembro de uma paciente obesa que tinha feito 20 anos de psicanálise e que um dia me procurou. A depressão não tinha sido tratada convenientemente. Quando ia comer um pedaço de bolo, o primeiro, não a satisfazia. O segundo também não e quando via tinha comido uma torta inteira e não estava satisfeita. Coisas do superego super-exigente. Era uma pessoa extremamente alegre, bem disposta, trabalhava bem. Ninguém diria que estava doente e muito menos deprimida. Ate os meus colegas quem estivera. Pelo que ela me contou suas analises anteriores ninguém nunca lhe perguntou se ela pensava em se matar. A compulsão da comida, doces principalmente, deixa paciente e terapeuta muita vezes burros quanto a entender o mecanismo “ vida X morte” que está implicado na dependência X depressão.

Quando vejo o meu amado Schumacher voltar às pistas eu sei o que ele quer. Morrer como Senna. Sei por experiência própria. Na mais profunda depressão eu tive um carro, marca SP2, que andava como o diabo. E minha “droga” era a velocidade. Fazia misérias e um dia voltando de Mangaratiba, estrada vazia e boa coloquei 160 km/h no carro. Passou uma fantasia “vou voar, que maravilha!!!!”, em seguida “posso morrer”. As duas coisas, prazer e morte, absolutamente juntas. Voar é o máximo. Ìcaro fez isto. Mas pode me matar. Depois julgando calmamente comigo mesma o fato eu comecei a pensar que podia ter estourado um pneu, mil coisas podiam acontecer e eu morrer quando meu intuito consciente era ter o prazer de “voar”. É muito bom. Dificilmente eu dava caronas quando eu ia fazer estas proezas. Então inconscientemente eu já sabia da possibilidade da morte. Como todas as drogas. Mas tinha analise bastante na minha cabeça para ver tudo num “instante” e parar (milionésimo de segundo, que podia ser fatal). Então para mim é fácil saber o que “meu” Schumacher está procurando. Ele e o resto. Podem achar, como outros já acharam. Não creio em “acidentes” nesta hora. Uma pessoa que come uma torta de 30 pedaços sabe o que vem depois. Não precisa ser medica. Diabetes, hipertensão.... o problema é que meus colegas “dietistas” que inventam sempre a “dieta do ano” não sabem que deveriam ter ao lado de seu consultório um terapeuta, um PSI. O paciente não precisa comer tanto porque o estomago ficou grande. É o contrario, o estomago ficou grande porque comia muito. E diminuir uma colher de arroz não é fácil. A pessoa precisa de alguém “fora” (de si) que lhe de um motivo e que a satisfaça. Que seja o Terapeuta mesmo, “uma colher de arroz”. Quando escuto de paciente que foi ao “dietista” e vêm com fórmula mágica e dizem “tenho que emagrecer 34 quilos”, eu sugiro ao paciente que esqueça os quilos, e que pense em perder uma grama. Se o paciente conseguir entender e fazer terá como dizia Melanie Klein (Psicanalista), um “momento depressivo”.
Isto é muito difícil para explicar psicanaliticamente, mas vou tentar aportuguesar. Digamos que o ego de uma pessoa, por angústia se divide em mil pedaços como a laranja se divide em gomos.
Daria um exemplo pratico - num milionésimo de segundo os vários gomos soltos de uma laranja se juntariam e formariam de novo uma laranja total. Enfim, é apenas isto o “momento depressivo”. Mas isto é Melanie Klein, não sou como um colega meu, famoso no mundo inteiro, que nunca citou suas fontes teóricas de conhecimento (Freud deve estar se mexendo na tumba). Enfim para os pragmáticos como eu, o individuo que deixa de comer um grão não precisa ser uma colher de arroz, deu um salto qualitativo dentro de seu esquema para o emagrecimento. Por isto eu não diria quilogramas. Quando sugiro caminhadas para os gordos, para começar com dez – vinte metros. É assim que faço comigo. Depois de alguém conseguir isto, ser aplaudido por um Terapeuta que sabe o que isto custa, em matéria de super exigência por parte do paciente, ele passa a ser aplaudido apesar de achar tudo muito pouco diante dos seus quilos. Mas o paciente obeso não pode ficar sozinho nesta caminhada. Precisa de alguém “fora”, o Terapeuta, para lhe dizer que tem capacidade interna (VIDA), de brigar com seus demônios (MORTE), e que está demonstrando poder superá-los. Isto é psicanalise, em português, não em psicanalês. Se o Terapeuta puder do alto do seu orgulho e sem neutralidade, contar uma vivencia sua, pode ajudar mais o paciente a não se sentir um monstro suicida e que por isso tem de comer mais em represália a si mesmo. O Terapeuta tem de ter paciência pelo paciente e com o paciente. (“superego mortal”). Não deve dizer que mude a dieta que faça isto ou aquilo.
Um dia fui ver uma paciente com duas internações por “alcoolismos”, em sua casa. Deparei-me com trinta latas de cerveja, enfileiradas. Sua fama de alcoolista era grande. Ninguém via sua depressão. Eu nunca falei, sobre o álcool, como se não me tocasse com o numero de latas de cerveja. Algum tempo depois, ela me deixou sozinha no seu quarto . Fui ver se latas estavam vazias. Não. Como eu, ela só toma o primeiro gole. Mas é chamada de alcoolista. Como, da mesma forma, me chamou e escreveu na minha ficha um cardiologista. Ele tinha e que tem um apelido horrível. Se eu não tivesse visto começaria a fazer o que todo mundo faz “não beba tanto”. Enfim, acho que tive uma sorte danada ao poder verificar que havia trinta latas de cerveja quase cheias. O que havia mesmo era depressão, e minha descoberta só me faz mostrar os muitos pontos positivos da paciente e com isto ela vai saindo de sua depressão crônica e começando a gostar de si mesma.

Voltando à obesidade tirei um dia (20 de janeiro) para assistir de manha à noite, televisão. Fiquei pasma com o numero de programas de “como fazer comida”. “como comprar panelas”. Enfim tudo relacionado à comida. Vi filmes com (americanos) obesos mórbidos sendo operados dizendo que tinham emagrecido 120 kg numa semana. Só não mostraram o depois, que a gente pode imaginar. Claro que morreram. Não vi um Psicoterapeuta ao lado do obeso ou do médico operador. Enfim coisas da vida. Se você entende sozinho, tudo bem e fica quieto de preferencia. Se não entende fará parte do grande curral chamado Terra e não sofrerá ao passar por uma caixa de “Bombom Garoto” (só pode ser “Garoto”, meu preferido. Me esqueci do vicio da Bolsa de Valores. E é claro o vicio de Televisão que é algo extremamente deprimente e onde o depressivo senta e engorda vendo e sabendo do mal estar alheio. Isto o satisfaz um pouco. E muitas religiões fazendo milagres fantásticos. E o Procon? Propaganda enganosa??
Hoje acordei e ouvi na televisão a noticia de que enfim, no Rio Grande do Sul começou a funcionar uma comunidade terapêutica rural ( ou entendi mal, na empolgação da noticia?), para tratar de drogados. Insisto, acredito se não for algo politico. Não posso acreditar no que vão fazer em S. Paulo com a “cracolândia”. Isto é que é jogar dinheiro na cueca de alguns !! Na verdade as pessoas politicas que bolam este tipo de “tratamento”, estão pensando em si, na futura eleição. Sabem tanto quanto eu que não vai funcionar. Tudo que diz respeito a vicio ou dependência tem que ser muito estudado e não ser feito em meses. Afinal não há para quem “bolou” este sistema de interesse por alguém for de si mesmo.
Vamos voltar à obesidade que nos trouxe aqui, você e eu, para discutirmos como não entrar nela e como sair dela.

Temos que discutir o que há de genético e o que há de social. As vezes a pessoa mesma tem de se virar e se tratar pois não herdou genes para engordar e sim genes para ser deprimida. Como o social entra nisto?
Em 1969 trabalhei na Biometria Médica do Estado da Guanabara. Um dia entrou na minha sala para pedir uma licença medica, um senhor magro. Limpo. Sentou à minha frente e disse “dra. Preciso me afastar de meu trabalho se não vou virar alcólatra. (naquela época a palavra era esta). Eu perguntei o que já estava na ficha, sua profissão. Ele respondeu “gari”. “ Então o senhor começou a beber quando?” “quando entrei no serviço (não me lembro o nome do lugar) mas agora é Comlurb), o meu chefe, um engenheiro me perguntou se eu bebia. Eu respondi que claro que não. Aí ele me disse – vai a partir de amanhã sim, você não aguenta o cheiro”. Eu, 29 anos, vinda da melhor clinica de pós-graduação do Brasil na época, custei a entender. Mas foi uma boa maneira de poder entender uma outra coisa, ele magérrimo me disse que não precisava comer pois a cachaça tirava a fome. Na época a OMS diz que no “Brasil , Cachaça era alimento”. Continua sendo. Afinal este senhor tinha “uma saúde mental” impressionante, ele entendeu que ele não queria morrer, ele queria trabalhar. Dei-lhe uma licença fora do habitual (3 meses) e pedi readaptação de serviço. Naquela época existiam estas coisas. Uns tempos depois passou lá para me ver, com peso normal (“agora já posso comer”), me agradecendo seu novo trabalho. Enfim, isto é para mostrar que sua vontade de viver era muito maior do que a de ficar doente com o uso da cachaça. Não era do tipo dependente. O dependente de drogas, sejam licitas ou ilícitas, pode ter crises psicóticas ou neuróticas. Tanto numa como na outra pode facilmente tentar ou conseguir se suicidar.
Quando alguém mata um outra pessoa, em surto, como anda acontecendo atualmente e que é muito raro, significa que o paciente mesmo estando drogado mostra a sua parte homicida que normalmente nós não temos, pois loucura é loucura, homicídio é uma coisa que pode vir junto mas é caso judicial. Normalmente os psicóticos não agem, mesmo que pensem eles dizem que “quero matar papai” (por exemplo), mas não matam ninguém, tudo fica nas palavras e no sentimento.
No caso dos dependentes de alimentos como na obesidade, o excesso de comida leva a pessoa a inúmeras doenças como hipertensão,..etc. as quais não existiam em sua

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Obesidade Infantil


Estou colocando no Blog um trabalho sobre a qual estou escrevendo um pequeno livro que se chamará “Obesidade e Depressão”.

OBESIDADE INFANTIL

Dormi com a TV ligada e acordei por volta das 03h30min hs com um programa na TV Globo “Entre as aspas” e ouvi coisas nas quais, como sempre, o óbvio é deixado de lado.

Havia um jornalista, uma médica pediatra e o entrevistador. Escutei todo e como sempre os culpados pela obesidade ou qualquer outra pereba que as crianças tenham, são os pais.

Irrito-me profundamente. Você já entrou num supermercado ou foi numa feira? Já viu uma criança pedir cenoura, cebola, aquelas coisas que as mães querem empurrar para as crianças e que até fizeram uma propaganda belíssima com um guri pedindo insistentemente. Espinafre.

Eu ria comigo imaginando a senhora mãe do Delfim Neto, pobrezinha, na feira escolhendo os verdes para ele comer e ele carregando a cestinha. Me comovi porque acho que a gordura dele, é genética, pode fazer a dieta que quiser, só emagrece se tiver doenças.

Saio de minha fantasia da madrugada, achei estranho, profundamente estranho tudo. O jornalista não mencionou a quantidade (um terço parece) dos Brasileiros, os que vivem com salário abaixo da linha da miséria. E alguns (apadrinhados) ganham uma tal de cesta básica composta de farinha, óleo de soja, arroz, feijão, fubá, açúcar e sal. Querido jornalista, tu sabes quanto custa um quilo de pera, de maça, de pêssego, melão e todas as frutas? Sabes o preço das mesmas que não estão na cesta básica que só favorece a gordura? Tu sabes o salário dos brasileiros ou só o teu? Tu sabes qual é a culpa dos pais na alimentação destes filhos? FALTA DE TRABALHO E SAIR DA LINHA DA MISÉRIA. Trabalha sério garoto, diz a verdade. Não a meia verdade, que os pais têm culpa e que não ensinam as crianças a comer. Vê a cara amarga do Delfim Neto. A mãe dele deve ser uma boa senhora, deve tê-lo ensinado a não comer porcarias. 

Acho até que ele não come um chocolate, há muito tempo, pois tem sempre aquele rosto sorridente-amargo que vemos, e está OBESO.

Quanto à pediatra e as curvas da OMS, fiquei encantada. Minha nobre colega pensou que estava falando para uma plateia de médicos estúpidos. O cara da cesta básica não sabe o que é OMS (Organização Mundial da Saúde) e nem curvas. Curvas soam a Marrilyn Monroe. O “cesta básica” precisa saber que curva da OMS é um gráfico que mostra o crescimento da obesidade, não por culpa de sorvetes premiados ou McDonald’s da vida e nem dos pais. O “cesta básica” , a classe média, a classe alta e a rica, onde estão todos com o mesmo problema, precisa saber do porque as crianças e os adultos gostam tanto de carbohidratos (coisas engordativas). A colega já ouviu falar de ANSIEDADE, que faz o gordo comer qualquer porcaria para se acalmar? A matéria que assisti me ajudou a acrescentar algumas coisas no meu livro que estou escrevendo sobre depressão infantil – ou a criança fica com anorexia ou come como uma louca.

Pergunta à Globo – porque vocês não colocam várias CORA RONAI para estes programas que não podem e nem merecem esta superficialidade? Afinal quem vos assiste, deve ser respeitado, não é imbecil. Alias os programas matinais da Globo são todos engordativos. Já pensaram nisto? Ou a criança fica imbecilizada, imóvel com quadrinhos ou a empregada de rico ou de classe média pegando novas receitas para novas comidas engordativas. Não há programa que ensine de novo, como antigamente, as crianças a brincar, ter amigos, se mexer, perder peso? Vocês já viram quanto tempo o Bill Gates deixa seu filho no computador? Deviam dizer. Sobrariam muitas vidas. Eu sei que teria menos pacientes, mas meu desejo é que as pessoas sejam felizes e não precisem me procurar por ANSIEDADE ou por GORDURA ou qualquer outra coisa parecida. Não gosto de ver sofrimento, motivo pelo qual sou médica. Mas me interesso pelo que vai pelo mundo como pelas coisas mais importantes do meio jornalístico que não aprofundam nada. CORA RONAI pra nós na TV e não no jornal que é lido por uma elite que está pouco se lixando para o “cesta básica” e que vai malhar em academias.

CORA RONAI NA TV PARA NÓS!

Ps – porque sempre que se fala em crianças não se põe responsabilidade nenhuma na personalidade deles? Um bebê que não quer mamar é por culpa da mãe? Por favor!!!! Ele nasce com suas próprias predisposições genéticas. Mãe não é ser superior. O bebê pode não querer comer. Pode ser um deprimido com risco de vida.

Meu gato

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

QUE PAÍS É ESSE!!!

13 janeiro 2012.

QUE PAÍS É ESSE!!!

Meu querido Zagalo, eu também gosto muito do dia 13. Hoje, sexta-feira 13.

Tenho 70 anos, eu gostaria que a meninada pintasse a cara de novo, porque eu aos 70 não vou mais pintar.  Fiz o que pude já fui perturbada o que se podia perturbar uma pessoa durante 50 anos e eu gostaria de parar de ouvir as besteiras que eu ouço na televisão e hoje de manha, abro o jornal O Globo e já estamos em ritmo de carnaval. Acho isso fantástico!! Porque já esquecemos as tragédias do ano passado, e a deste ano.... Caramba vai chover no carnaval??? Que País é esse?? O Charles de Gaulle tinha razão, vai estragar as coisas... Muito bem... passado o dia raciocinando e me lembrei que estive na Índia, na China e em Bangladesh e outros paizinhos “mixurucas”, não tão “fortes” como o Brasil, e onde tem uma tal de monção .  Você sabe o que é monção? É uma chuva de 3 ou 4 meses. Uma chuva do cacete!!!! Desculpe o português. Eu estava indo de carro, um passeio para poder ver a pobreza tão falada da Ásia, de perto, desculpe, mas comparando com a nossa, desculpe, é um leite imperial, eu estava voltando do Golfo de Bengala, num carro , olhei para um muro de 5 metros de altura, longe da estrada uns 20 metros , terra vermelha como a nossa no Brasil e perguntei para o guia sobre se quando havia as monções... e o guia disse: “como a senhora sabe das monções? Monções aqui... eles pensam que o Brasil são um bando de cretinos.   Tudo bem. Mas tem cretinos curiosos como eu. Tudo bem. Então eu perguntei o que acontecia com a estrada que estava há uns 5 metros abaixo , quando as águas baixavam se eles tinham que reconstruir as estradas. Aí ele disse que não. As estradas são feitas uma vez e depois tem uns retoques. A água não estraga nossas estradas. Ai eu me lembrei que na Índia, numa outra viagem que eu fiz, no sul da Índia, onde tem trezentas faculdades de engenharia , com os campos maravilhosos com muitos “ bolsões de pobreza” como diz um paciente meu que mora do lado da Rocinha como eu onde realmente ele não deve achar que não tem “bolsões de pobreza”. Nos brigamos todas as semanas por causa disso. Ai eu vi há 4 anos atrás o começo de uma construção na Índia de uma estrada. Eu estava andando numa e estavam construindo uma nova estrada, cheia de viadutos, andares de viadutos para não ter problema no transito. Porque eles dirigem andando a 40 km porque se uma galinha atravessar a rua tem que esperar ela passar com todos os pintinhos, uma graça... se tiver um “meeting” de vacas sagradas como eles dizem, para todo mundo.

Há 4 anos atrás eu vi, as mulheres de sari, lindíssimas , com cores incríveis e as mulheres... e os homens construindo a estrada, uns de um lado quebrando pedreiras na mãozinha, e as mulheres carregando as pedras na cabecinha, enquanto isso tinha um rolo compressor fazendo a estrada.

A altura da estrada foi um negócio que me deixou pasma!!! Tinha mais de 1 metro. Quando eu vi aqui um dia na televisão que tinha 3 ou 4 cm de asfalto, se é que aquilo é asfalto, tenho minhas dúvidas se não é piche, que impermeabiliza coisa nenhuma.

Pausa

Tenho que contar depois sobre o buraco que tem em frente a minha casa que quando chove aparece um buraco aqui. Deve ter enriquecido muita gente.

Voltando ao assunto:

Eu vi a altura do asfalto, 2 ou 3 cm. Evidente que quando cai um barranco... porque a estrada é feita perto do barranco, claro, não é feita como eu vi na “pobrezinha daquele paisinho” , chamado Bangladesh, do tamanho do Sergipe, cujo a capital é Daca, tem 19 milhões de habitantes, do tamanha da cidade do Rio de Janeiro. Não tem carro, tem tuk tuk, não tem nenhum sinal , as pessoas são educadas. Então quando chove, e chovia pra burro!!! Agente tem esperar 1 hora para poder sair. Em meia hora todos os bueiros já esvaziaram as ruas tranquilamente. Então agente pega o tuk tuk e vai embora. É um país muito atrasado, dá uma olhadinha nas estradas.... os caras que fazem, o caras da Prefeitura, os caras do DNIT, aqueles caras que agente paga uma grana roxa para fazerem estradas para nós, aquelas construtoras.... bem eu vi uma rasura no chão da estrada de uns 15 cm, e aí o guia me explicou que essa rasura era da monção, só que já tinha do lado uma escavadeira, uma daquelas maquinas enormes consertando. Eu estava indo da ponta de Bangladesh para a Capital Daca. Então a estrada tinha acabado de sair debaixo da água, estavam plantando seu arrozinho, colhendo seus cocos e estávamos indo para a Capital onde não precisa de sinal, as pessoas andam de tuk tuk e são educadas.

Se não sabem o que é tuk tuk. Vão para lá meus queridos engenheiros, vão fazer um curso na Índia e descobrir quantas vezes tem que molhar, colocar brita, cimento, botar o cacete a quatro, para ter 1 metro e meio de espessura , assim não tem água que leve nada!!!! E ninguém constrói à beira da estrada que não são burros. Os caras constroem há 15 metros, não precisam fazer cerca de contenção como tem aqui que gastam zilhões de dinheiro e que depois cai. Agente sabe que cai..!!! ainda bem que eu estou aqui , não estou em baixo. Os prefeitos daqui deixam construir casa onde não pode, quer dizer dinheiro aqui... não que eu ache que lá não haja corrupção, deve haver em todo o mundo, eu não sou corrupta porque eu acho que sou preguiçosa, tentaram me corromper várias vezes, achei que que não valia a pena, porque eu teria que mudar a cara, os olhos, o cabelo, mudar de país e o que eu ia fazer com os meus pacientes de que tanto gosto, que escolho um a um. Aqui eu posso tratar de Deus... eu não saberia falar indiano, não saberia falar mandarim, então eu não posso ser psicanalista em outro país. Só em Portugal. Mas eu também não entendo português. E os portugueses são muito burros, acho burros, eles não são, são inteligentíssimos. Ninguém fica pobre, não é? Pelo menos eles entendem de dinheiro. Eu não. Se bem que parecem que não entendem mais... sei lá.... então eu acho que os engenheiros brasileiros deveriam fazer um estágio na Ásia e os nossos queridos jornalistas, explicarem pra gente, agente não é débil mental , falar para as pessoas. O Bezerra ainda está aí? Como? As 08h00min da manha eu descubro que o país já está em ritmo de carnaval e que o Bezerra continua, coitadinho, sem culpa nenhuma tendo que ser ministro de um país como esse... morri de pena... morri de pena.... eu acho até que vou rezar uma Ave Maria para ele hoje a noite e vou rezar para a Dilma coitada, que se tomar alguma atitude vai ter que se suicidar com um tiro na costas. Que é o que acontece aqui no Brasil. O cara aparece suicidado com um tiro nas costas. Lembra Dilma? Lembra daquele jornalista, na época da nossa primeira Dinastia Militar ? Pois é Dilma, coitado do Herzog. Eu espero que tenham dado um bom emprego para a mulher dele. Espero sim. Porque eu sei de gente que perdeu o emprego como eu e que nunca, aliás, só me perseguiram. O PT só fez me perseguir. Em todo caso, vamos em frente que atrás vem gente.

E eu fico achando isso tudo uma mixórdia. Eu não sei por que o Bezerra não vai para a Corte de Haia, não sei porque o Sarney não vai para a Corte de Haia, porque são genocidas. Não faz isso Dilma. Tu não és disso. Tu querias um Brasil melhor tanto quanto eu. Tu sofreste mais que eu possivelmente, só que eu to sofrendo até hoje a perseguição do PT. Do teu partido. Isso é muito ruim. Aí tu viajas para outros mundos, e vê a sacanagem que anda no Brasil. Eu espero que quanto te convidarem para ver o mausoléu do Mao, que tu chores como eu e que tu olhes em Pequim as coisas que fazem para os velhos por exemplo, os hospitais como são, e que não digam na televisão aqui para as pobre mulheres e as pessoas que puseram uma mama falsa, os franceses e os holandeses também não são santos tanto que quiseram governar o Brasil,  ninguém é santo tudo bem, os médicos tem que dar uma olhada........ eu sei porque eu também sou medica .Oh! Dilma tu tens que pensar realmente, desses caras não dizerem que é de graça , o SUS não é de graça, o SUS existe porque nós pagamos todos os meses. Isto se chama Previdência Social nós pagamos, nós brasileiros. Explique. Mande alguém na televisão explicar que todos os brasileiros, principalmente os mais pobres, pagam mais de tributo do que os ricos. Os pobre pensam que não pagam tributos. Tive que explicar para minha empregada. Eu disse para ela que ela pagava mais tributo que eu.

Ficou muito chocada.

Ela disse: mas eu sou pobre...

Eu disse: pois é, eu sou classe média. Eu estou pagando porque sou obrigada a pagar. Eu pago menos que tu.

Ela então disse: como? A senhora pode me dar um exemplo?

Eu disse: quanto é uma lata de sardinha? Quanto tu pagas numa lata de sardinha?

Aí ela disse: xxx.

Eu digo: eu pago o mesmo. Tu não achas que eu devia pagar mais?

Aí ela disse: como assim?? Eu disse: é.

Ela disse: eu não sabia que eu pagava imposto. Eu achei que imposto só rico pagava.

Eu digo: não. Rico não paga imposto. Agora, ela paga os mesmos tributos e taxas, INSS, IPI, I não sei o que..... só que , ou não paga, pega e bota o dinheiro na cueca, e vai a luta. Os pobres nem sabem que estão pagando. Agora não digam que estas porcarias destas mamas vão ser de graça. Não. Eu já paguei mama para muita gente, por favor... me respeitem. Eu pago e a pessoa também já pagou a mama. Não digam que é de graça no SUS. O SUS não faz nada de graça, aliás só faz merda de graça. Uff!! Desabafei!! Boa Noite.