Política




DOMINGO DIA 29 DEZEMBRO DE 2013.
Recado para aquela moça que não pára de saborear seus 15 minutos de glória. Abaixa o facho e venha salvar o Brasil.  O urso polar é feito de material descartável? Não, ne?  Por favor  nos poupe.
------------------------------------------------------------------------------          
Enquanto o Edinho do Samba não explodir nas bancas, aproveite  e vá assistir no quiosque da Nextel em Copacabana, em frente à  Rua Paula Freitas, de graça.  Daqui a um ano você vai estar pagando uma nota para ve-lo de longe depois de entrar numa fila enorme.  Como sei o futuro dele?  Tente entrar num show da Maria Bethania agora.  Eu conseguia há 40 anos, agora nem pensar.
Outra noticia:  fui me pentear e descobri que dos  978 fios de cabelo, que eu tinha, só sobraram  522 fios de cabelo. Gostei da ideia do Renan Calheiros.  Vou pegar um jatinho da Fab até Brasilia e de lá até RECIFILIS.
Vocês não vao se incomodar de me dar 150 mil reais, não é? Acho até que mereço uma estadia no Ritz em Paris, mas isso é outro problema.  Antes tenho que ter cabelos e um Cartao de Credito do Planalto.
----------------------------------------------------------------------------------------
Ao chefe de Polícia, porque o telefonema anônimo não funciona:  ontem depois de ouvir essa maravilha do Edinho do Samba, uma senhora idosa e eu resolvemos que deveríamos passear um pouco por Copacabana. Nem pensar disse eu.  Morei aqui no Leme há muitos anos, no início da  minha chegada ao Rio.  Ia do Acapulco,  uma das sedes da Inteligênzia carioca, até em casa, sozinha de madrugada, sem ser perturbada por ninguém , nem um fiu fiu.  A outra senhora e eu estávamos de bolsa, e eu com a cara de gringa americana, prontas para sermos assaltadas.
Cena:  carro da policia, vários guardas- garotos batendo papo.
Dez metros depois entre nos e os guardas,  dois pivetes. Batemos o olho.  Ela num e começou a acenar como se conhecêssemos alguém adiante e eu enfiei o meu olho dentro do dele de cima do meu walala   lancei um profundo raio paralisante a um dos pivetes e eu disse :  ainda bem que sou brasileira e não americana.  
Pego desapercebido um pivete como todos os outros que tentaram me assaltar, ficou emburrecido e parado.  Moral: acho que devia haver nas entradas para esse Estado um grande cartaz “PINTE SEU CABELO DE PRETO” .  Me ocorre agora que pode ser roxo também, vai funcionar, vai ser uma hippie fora de tempo e pobre.
Pergunto eu:  será que os guardas ainda não sabem reconhecer pivetes?   Será que pensam que sua presença física já basta para coibir um assalto ou quiça uma morte?
  Será que os malandros tem habeas corpus para atacar louras?
Saí atordoada de lá.  Deixei de entrar num Centro de Macumba na praia de Copacabana, eu não teria esse medo se estivesse num país chamado Bangladesh.  Enfim chefe de Polícia:  vc que tem o olho azulllll devastador comece a mandar raios também, não só sobre nós pagantes mas sobre os pivetes.  Nada contra eles, apenas tudo sobre nosso direito de ir e vir que o senhor deveria cuidar.
Quanto a nossa falta de Direitos.
-  Para Eduardo Paes:  Minha ida à Copacabana foi frutifera mesmo!  Descobri que há sanitários, mas não há uma placa dizendo que idosos não pagam. Descobri por acaso.  Para quem tem sua aposentadoria diminuída a cada mês, dois paus é muito dinheiro, me poupe.  Eduardo querido, para onde vai o dinheiro dos velhos cuitados pois a bexiga fica menor a cada ano, você sabia? É um caixa dois, três, quatro, quatrocentos?  Que bom que eu tinha assistido o show do Edinho do Samba e sua voz maravilhosa, senão teria baixado em mim o Thor, lançando chamas de fogo de meus olhos verdosos que é assim que a Polícia os chama. (não são nem azuis nem verdes).
Me deu vontade de fazer um discurso que faria juntar no mínimo cem  pessoas, alias faria isto muito bem por ter sido militante do Partido Comunista do Brasil , no outro século, outra ditadura. A Dilma sabe.    Lembra do AGIT PROP ?  Agitaçao e Propaganda.  Pois é Dilma, me disseram que vais proibir a gente de falar essas coisas.  Chato!!  Como vou deixar vocês e lavar roupa no tanque, minha diversão dominical, acho que a salvadora do Alaska  deveria ganhar um tanque para lavar roupa de uma pequena cidade ajudaria mais o ambiente.  Aliás convido-a a limpar o meu quintal onde surgiu um enorme e assustador pé de PAU BRASIL, bom ne?  Acho isto um fenomeno ambiental.  Por favor alguém me mande um cocar para que ele se sinta a vontade quando eu o visitar.
----13:00hs,  acabei de lavar a minha roupa umas blusas que não sabia mais da sua existência, estavam em malas de viagem.  aí agora, me lembrei que posso dar um emprego fixo para a ambientalista, bióloga.  Sem direito a aparecer no Jornal.  Preciso de alguém que cuide do seguinte:
 1)  tirar a arvore de passarinho que está se aninhando no meu pé de acerola e tentando mata-la.  Sou contra a pena de morte em arvores. 
2) conversar seriamente com a mangueira,  sério, pois ela há alguns anos traz                                 produziu uma manga.  No ano passado, quando a ameacei de morte, ela quase me  matou.  Rolei escada a baixo e rasguei metade da pele da perna.  Ainda me doi apesar dos cuidados médicos maravilhosos que ainda toca nos pacientes. Dr. Guilherme da Clínica S. Lucas.
Tirar a mangueira da depressão menopáusica e que sempre esteve e dizer à ela jeitosamente que  aos 50 anos as mulheres ainda estão com validade. Só yogurte não.
3)  Tem que olhar e pedir com carinho para que os pés de mamão, para que  em busca da luz não cresçam tanto.  Eu tive que comprar uma escada fantástica  para  apanha-los, pelo menos não tem agrotóxico.
4) tem que falar também com os pés de abacate que eu também gostaria de entrar na festa da comilança por enquanto eles produzem comida para meus cachorros:  Rosa Luxemburgo , que só me deixa o caroço e Che Guevara que só olha para eles com desdém .  Não entendo, porque um ser tao politizado quanto ele não gosta de abacate.  Deve ser por causa do caroço, é muito grande e ele deve achar que é um desperdício Capitalista, enfim, se quero comer abacate, tem que comprar no mercado.  Não é justo.

5) vou te ensinar a diferença das folhas dos pés de abobora daquelas dos pés de melancia.  Deves saber que são primas, não é bióloga?
6)   Avisar o jambeiro que eu estou de olho nele.  Ele dá fruta cor de rosa, e não de jambo o que me irrita. E Além disso sua  polpa branca não tem gosto de nada, nada, nem doce nem amargo, NADA,  só ocupa lugar e aqui nesta casa, onde eu “mando”, ou se produz fruta comestível ou flores pelo seu visual e seu perfume e pelo seu poder de polinizar .Nada deve ser por nada.  Esse jambeiro está me estressando, pois sua produção é fantástica e suja uma escadaria de 160 degraus todos os dias.
Pior que isto só lavagem do Bonfim mas la dá frutos, aqui adubo. Tudo bem, para o Planeta, para mim preocupação em não escorregar.
7) conversar sério com a Rosa Luxemburgo que não mate comendo cada chuchu que eu planto.  Ela embirrou com isso.  Mas enquanto o chuchu cresce perto de minha cozinha ela não tomou conhecimento de todos os pés de maracujá que nasceram. O que é um alivio.  Mao Tse Tung diria:  se você não pode vencer um inimigo, uma-se a ele. Acho que ela entendeu a mensagem.
OH ! garota biologa, ou ambientalista que seja,  tu já imaginaste daqui a alguns anos quando tu menstruaste a primeira vez, ninguém vai se preocupar com o Petroleo?    Todos vao querer COMIDA.  E esta não vai dar para todos.  Tu já imaginaste um dia os indianos e os asiáticos todos se juntarem e decretam o DIA DO OVO?  Um dia em que  4 , 5 bilhoes de pessoas  resolverem comer UM OVO.  É pior que a bomba atómica, não achas?   Outro dia mais tarde quando começares a pensar, verás que a Russia, de quem falaste mal, a China, o Laos, o Butao, o Japao, a America do Norte, o Chile e o resto                     são todos feito da mesma merda.  Terás que saber então que  NÓS,  eu e nosso vizinho é  que vamos ter que mudar para melhor, deixar o exibicionismo de lado, estudar, trabalhar, plantar ideias,  comidas.  Eu até que te entendo, és adolescente (um pouco tardia, ne?).  Eu até que já fui.  Não estou falando só para ti adolescente.  Vamos aproveitar melhor nossa vida.
Sabe o que uma senhora da ala das baianas da Mangueira falou quando eu tinha 30 anos e lhe disse que queria muito desfilar com ela, ela muito simples me olhou e disse: “cresça, engorde, envelheça, fique preta e apareça”.   Agora mocinha, saia desta cadeira que é de uma das baianas da Mangueira.  Genial, não?  Curto, seco e simples , para qualquer metido como eu poder ouvir, e eu ouvi e amei mais ainda a Ala Das Baianas da nossa querida Mangueira.

8) não posso deixar de fora o cuidado com as pequenas plantas novas .  de 30 cm  a  1 metro laranja, limao, lichia, ameixa, vários pequenos escondidos no meio do matagal para que  a Rosa Luxemburgo não os veja crescer.

9) Goiabeira tem que parar de dar frutos somente para o vizinho ,  falar com carinho  para não machucar o vizinho e a planta. como vês tens trabalho para muitas horas num dia.   Só para as frutas num terreno de mil metros.  Vais poder aprender muito.
Para não ser chata e falar de comida, agora vamos a parte das flores, dos pássaros dos miquinhos e principalmente dos gatos.  Eu não sabia que os gatos podem ser ferrenhos perseguidores de plantas e flores que a gente ame,  ciúme puro, vou descrever os gatos e sua atitude com tudo.
DOMINGO 29/12/2013. 
O 13  - Zagalo que me perdoe.  O ano 13 foi bom para ele, eu sei, ele merece.  Mas para o resto do Brasil chegamos ao fundo do poço apesar da extrema argúcia do Joaquim.  Alias psicanaliticamente entendendo isto é muito bom pois pior que o 13 o 14 não pode ser.   Não é otimismo não.  É ciência pura.  Prometo a mim mesma parar de pensar NO PIBINHO como se fosse o peruzinho de um menino recém nascido.    Alias , ca para nós, PIBINHO, não é a cara do Mantegua?  Eu sempre acho  ele também está plantando cabelos, não é?  Industria boa.
----  (Brasiliam hair plantion).  Os geógrafos vao gostar do nome.  Eles sabem o que significa uma PLATATION.  Eu não vou mais falar de politica hoje.  Estou brigada com o camarada Lenin, mas a bandeira do Brasil que botei na janela para o Joaquim ainda está desfraldada.  FELIZ  ANO NOVO.!  Que canseira heim????   Beijos.



Jornal, de  15/11/2013
ALEGRIA.  VIVA  A  REX PUBLICA
(não muito publica, pois tem meia dúzia de donos)
ZÉ  -  quem seria o imbecil que iria gastar mais uma bala de fuzil contigo?  Cara tu não vales nada.  Tem que ficar na prisão pois fica mais barato para nós.
Me diz, querias a bala de fuzil para parecer mártir?  Ser Trotsky e passar para a História não apenas como um mero meliante?    Já não estás satisfeito com o mal que fizeste ao brasil?  Agora queres medalhas.  Medalhas de que?  Prêmio Nobel da imoralidade e da estupidez?  Te enxerga, não vales uma pedra do Tiete suja e imunda.  Te toca rapaz.  Só sobra de ti o que ensinaste aos presos comuns quanto foste pego  -  ensinaste a técnica da guerrilha urbana.  Parabéns.
JOAQUIM  -   aumenta a pena pela burrice e pela incapacidade de prever o que seus atos e ensinamentos poderiam produzir no futuro. 
Zé Dirceu você é página virada num folhetim qualquer dos brasileiros pensantes.
LULA  -  Estarias com Alzheimer companheiro?  Esqueceste que o mensalão é obra tua?  Aliás a única importante que fizeste.  Pior que a Estrada Transamazônica que Andreaza fez no meio da Mata Amazônica.  Estás velho, burro, feio.  INCOMÍVEL.  O pior que um “homem” pode atingir.  Te manca.
JOSE GENUÍNO  -   Linda tua capa de chuva, adorei o modelito.  Tem para homem?  O braço para cima já era cara.  Até eu fiz isto até os 20 anos de idade.  Depois comecei a pensar.
Volto ao ZÉ DIRCEU  -   ia te oferecer um pedaço do canil.  A Rosa Luxemburgo que adora  caçar gambas disse “nem pensar aqui cheio de ....”  O Che Guevara na sua mansidão, me disse – “por favor, ele pode tirar meu ar.  Não gosto de moscas”.  Enfim, eu tentei.  A comida é boa  -  Pedigree e tu me pagarias bem com o nosso dinheiro.  E tomarias banho de sol com eles, de 8:30 hs ás  9:30 hs.  Cachorro sabe o horário do melhor sol.  O resto da maravilhosa autobiografia cotando todas  as merdas que fizeste, com as pessoas pobre e miseráveis.  Bem até os cachorros não te querem  que merda hein?
OS MEDICOS SEM LIMITES  -  Não apareceram nas Filipinas!  Como?  É falta de dinheiro?
Falando em dinheiro, nossos Mensaleiros vão devolver o que nos roubaram?  Quanto e quando Joaquim querido.  Precisamos saber.
Para terminar, tenho uma tremenda pena do LENIN E DO MARX  assim como do FREUD.  NINGUEM entendeu nada do que disseram e ai está esta “muss” geral no Brasil.
Ultima pergunta
Quem guarda e “cuida” das drogas apreendidas?  Os vendedores dela chamados de traficantes coitados, vão para a cadeia.  E os donos, bilionários, quem são?
E a TRANSPARÊNCIA??
Eu sou curiosa, eu e a torcida do Flamengo.  Deve haver um grande deposito por ai.  Ou eles são redistribuídos?  Gostaria mesmo de saber.  Afinal é mercado como da seda.  Não há porque esconder.  Só usa quem quer.  Nunca fui assediada por um vendedor e nunca soube de alguém que tivesse sido.  Logo, para mim é como seda.  Não há porque esconder.
Coitado do advogado do Pizzolatto (é assim que se escreve?).  Não pode cobrar os honorários.  O cliente se mandou para melhores lugares.  Perto do dinheiro que roubou da gente. 
Voces não estão cansados disto?
Uma noticia boa  -  O MÁ  ganhou uma irmãzinha que se chama LUA mas atende por TSUNAMI.  Pesa meio quilo e come de tudo.  Até parafuso.  Uma figuraça.  Acabou com minhas plantas preferidas em apenas três horas.
Antes de terminar  -   Quando é o DIA DO BRANCO ou melhor o DIA DO EURODESCENDENTES?


FELIZ  NATAL PARA TODOS.  Quá, quá, quá.



CARTA  À PRESIDENTE DILMA   -   ANOMIA     ( FALTA DE GOVERNO)

Estou te escrevendo porque acho que te entendo.  Somos de quase a mesma geração quase parentes e temos parentes em comum.  Sou psicanalista e noto que o teu pensamento, não é TEU. 
São coisas do ofício.  Não estou sendo leniente, estou sendo medica, e sendo medica sei que a cortisona atrapalha o pensamento e tudo o resto.  É um remédio chamado de “faca de dois legumes”.  Portanto não sei se tu sabes mesmo o que é VIOLENCIA.  
Para mim e para o Aurélio (dicionário) deve ser matar crianças de fome, boiada de sede, falta de escolas, de hospitais, levar facada na rua, levar tiro perdido, sequestrar embaixador, fazer gerente de banco levantar as 4 horas da manha, enfim sabes bem a que me refiro.  Fizeste como eu e o Marco Aurelio Garcia que mandava os outros fazer. (ele era meu chefe na FEURGS, Po A . década de  60).  Ele é esperto, era cristão  -   AP  e nós duas comunistas, ou do PCB ou do PCDB .
Portanto presidente acho que está claro o que é VIOLENCIA, certo? 
Os meus leitores com exceção de uma que eu conheço, que sofreu sob Stalin, não sabem o que é VIOLENCIA e não passaram por isso.
Presidente eu tenho que cuidar de vidas como tu.  Mas são mais ou menos 30 por vez, é mole.  O teu problema é com milhões e o Brasil como escrevi no titulo acima, está ANOMICO,  há vários anos e piorou com a tua  entrada no Planalto e a presença devastadora do Lula, que não te deixa pensar a não ser os pensamentos dele devastadores e exterminadores.  
Mataram a mulher dele (Lula)  deve ser isto. 
Sabe presidente, eu que fui perseguida pelo SNI (lembra dele?), desde os 18 anos apesar de dizerem que ele foi formado depois.  É mentira pois quando peguei o IPM em 1964, a UFRGS, faculdade de medicina eles sabiam tudo da minha vida desde a entrada na faculdade.
O dedo duro foi meu colega do qual não sei mais de sua existência.  Mas ele me dedurou desde o primeiro ano.  
A quem? Não sei,  não muda muito.   
Mas agora te escrevo  porque é uma EMERGENCIA!!!!!!  Tens que pensar TEU PENSAMENTO e não virar um Stalin, ideia de Lula ou Marco Aurelio ou os vocês três juntos?

Isto é VIOLENCIA e feio.   Tu deves saber que os Russos não sabem quem foi Stalin, Lenin, e Marx?  É uma surpresa ne?  Entraram na Historia de outros Países mas na Russia ninguém sabe quem eles foram.   SIMPLESMENTE MATARAM.  
Estou te escrevendo para te dar um exemplo da nossa “Educaçao Atual”   saindo do aeroporto de Londres e chegando no degradado ao máximo, Galeao, estavam entregando uma mala de 10 em 10minutos, eramos umas 200 pessoas. Isto é VIOLENCIA.  Mas o povo brasileiro não sente. A PF, não funcionou na Aduana, estranho não?  Podia entrar cocaína, drones, a vontade.  Estranho não?
Ao comprar a passagem do taxi para minha casa, achei uma moça que vibrava ao contar a “PRIMAVERA BRASILEIRA”.  Todas feliz, me disse que se fosse para a Barra da Tijuca, não podia vender pois o transito estava parado por uma manisfestaçao VIOLENTA.  Aí tive uma ideia que quero te comunicar  -   eu que sou contra VIOLENCIA,   aplaudi o tal VANDALISMO.  SABE POR QUE?
Porque no minuto em que esperei o taxi tive um pensamento e perguntei a ela por causa do exagero do preço do taxi, se ela sabia o que era INFLAÇAO.  Respondeu feliz , no momento:  “ é o aumento de preço”,  retornei dizendo:  “só”?   Ela: “ a sra. Acha pouco?” 

Sabe Dilma na 2 guerra mundial, quando o Getulio Vargas, aquele presidente chamado do pai do povo, que foi suicidado por um inacreditável tiro no coração, perguntei a minha mae, porque o preço do café tinha aumentado.  Ela, o wokswagen  da família, me disse:  “ isto é inflação”.  Eu ja  metida  na época , com cinco , seis anos  perguntei como vinha a Inflaçao.  Ela singelamente respondeu: “ é quando se produz pouco e a procura é maior”.  Grande aula de economia.
Nós , tu , eu o Lula , naooo, tira o Lula, tivemos boa educação e não achamos que na porrada, quebrando as coisas dos outros se faz uma revolução.   Alias, tiveste aulas com Leandro Konder como eu tive?  Não?  Que pena!!  Não sabes o que perdeste mas agora, depois de toda essa explicação entendo o VANDALISMO.  
É O ODIO DO POVO, A GRANDE MASSA  QUE SOFRE A FALTA DE CUIDADOS NOS MOMENTOS MAIS IMPORTANTES DE SUAS VIDAS.
O colégio é ruim,  papai e mamãe tem que trabalhar loucamente, a Saúde Publica não funciona, a Ordem Social não existe,  a não aceitação da fome do outro , da sede e do bem  estar.
Lembra da SUDAN e a SUDENE o que faziam e fazem até agora?  E a USAID?
MORAL  -   quem é contra a porrada, fique sabendo que este governo só entende porrada.  MORRER NA FILA DO SUS , MEUS QUERIDOS, É VIOLENCIA MAS NÃO COMOVE NOSSO GOVERNO.   TEM QUE SER PORRADA MESMO!!!!  Porque este governo nasceu de muitas porradas e continua porque só sabe entender porrada.   Desculpe meus amigos que são contra o meu pensamento.  Repensem o seu por favor.  Não adianta falar com surdos.
Gostaria de acrescentar que a tal PEC 37 é o máximo da VIOLENCIA, é a soma desesperada do AI 1 -  2- 3 – 4 – 5.  É MUITA VIOLENCIA PARA TODO LADO DE UM GOVERNO SE É QUE ELE EXISTE DE FATO E DE DIREITO.
Isto vai continuar varias vezes. 

Presidente tens que jantar um dia em S. Paulo sem guarda costas , levam tuas joias e talvez te deixem viva.  Esta VIOLENCIA não existia na época   APT  (antes do PT).   Tu não tens medo do OBAMA COM SEUS DRONES pode começar a fazer aqui ???   já fizeram isto lembra?  Fizeram isto na outra Ditadura.    Volto a falar contigo,  se não continuares surda.  




 A QUEDA DO ZÉ E PROFECIAS PARA O VERÃO

Agora que estamos livre do demo e sua máfia, Graças a Jefferson vamos ter que aguentar problemas. Com a alma mais leve e com o moral melhor. 

Recado para o Zé - cara, tu és o que eu chamo de mau-caráter burro.

Tens aí a teu lado um tão mau caráter quanto tu e de que ninguém fala.  É que ele sabe roubar, e carregar.
A máfia dele é familiar.  Tu, meu amigo, és inexperiente mesmo!!!   E tens “Biografia”, como disseste.

Vou te contar que no mundo há mais de 7 milhoes de Biografias.  Eu também tenho uma, enquanto tu “estavas voltando”, coitadinho, escondido para o Brasil, e um monte de outros babacas como eu, íamos atender em lugares o mais esquisitos nossos companheiros de Partido.  Ou tu achas que ficamos esperando tua volta gloriosa para transformar tudo numa grande merda?

Sabe que fiquei salvando e tirando companheiros da cadeia.  Sabes o que é BIOGRAFIA – BIO, Grego, é vida.    GRAFIA, espero que saibas.   Então tu e o Lula não são os únicos a ter BIOGRAFIA.

 Todos no mundo temos.  Só que a tua Biografia vai entrar na Historia do Brasil como outro Calabar.  Eu, por exemplo entrarei na Historia da Psiquiatria, apesar dos teus amigos, como uma mulher revolucionaria.  Foi assim que o Partido me ensinou e eu sou uma aluna aplicada do bom Comunismo.  Não sou tu “vinde a mim o que é dos outros”.

Zé, estou muito contente com a Dilma que te deixou ao sabor do POVO BRASILEIRO representado pelo STF.  Ela, acho que tu imaginavas poderia fazer um Novo 64 e não fez.  O povo agradece.

Agora as profecias do Nostradamus Dametto.

1.- Apagões de energia pois Itaipu foi feita e não tem  nunca um reparo pois Furnas não tem dinheiro.  Limparam os cofres.

2.- Problemas mil nas Plataformas da Petrobras pois a Petrobras também sofreu limpeza geral dos cofres e as plataformas estão prontas para explodir ou afundar, matando operários, é , claro, a qualquer momento.  Não há manutenção.   

Dez anos de cadeia com ar refrigerado, se é que já não tem uma para você e Genoino, coitadinho, que não tem lugar para ele, eu cedo um quarto na minha casa onde posso guarda-lo nos meus próximos 20 anos.  Saberei trata-lo “muito bem.”

Publicado originalmente em: 15/11/2012


APAGÃO  -  REDE GLOBO

“APAGÃO” FANTÁSTICO!!!!!!!!!!!

O BRASIL GIRA EM TORNO DA REDE GLOBO.

GLOBO NEWS  “...ontem a noite, minutos antes da novela das  9 houve um apagão no Nordeste”.

Incrível pois sempre achei que um APAGAO vinha atrapalhar toda a indústria, o comercio, os hospitais, e toda a vida civilizada do Nordeste.  Fiquei satisfeita de saber que só afetou a AVENIDA BRASIL!!!!

FRASES DO DIA

1.       Estranho APAGAO DE BRASILI, hoje, 5.feira.

2.       Álcool faz mal ao corpo, a mente e a política.

3.       A maior parte das pessoas tem seu preço.

Triste!!!!  O Brasil hoje deveria estar de luto.  Vou comprar uma burca para ouvir alguns ministros.  Como diria o Boris Casoy “ isso é uma vergonha”!!!



Publicado originalmente em: 04/10/2012



JORNAL DA BAHIA, Salvador, sábado 16 de abril de 1983.  LULA ACUSA “PELEGOS” QUE ESTÃO CONTRA GREVE GERAL

“Os sindicalistas comprometidos com a classe trabalhadora estão enfrentando ferrenhamente  oposição para discutir a questão da greve geral.  Isso acontece porque ainda existe uma grande maioria de dirigentes sindicais pelegos e comprometidos com a estrutura sindical vigente.  São pessoas que não querem mudar nada do que está aí, porque se mudar para melhor as oposições sindicais vão conseguir tomar muitos sindicatos.”

Lulinha Paz e Amor, hein?  De 1983 para cá mudou bem de lado, como diria Mao Tse Tung:  “tanto se vai para a esquerda que se acaba na direita”.

Hoje estou mesmo Carminha Paz e Amor.

Publicado originalmente em: 23/09/2012



POIZÉ

Música – não me lembro do autor.  Letra - modificada por Carmem mais alguém com cabeça para fazer o resto.

“POIZÉ
FALARAM TANTO
QUE DESTA VEZ
A MAFIA TE ENTREGOU
ACHAVAM QUE ERAS O MAIORAL
MAS......”
(Para quem não lembra da letra e da melodia, Ataulfo  Alves cantava)

“ POIS É
FALARAM TANTO
QUE DESTA VEZ A MORENA
FOI EMBORA
DISSERAM QUE ELA  ERA A MAIORAL
E EU É QUEM NÃO SOUBE APROVEITAR....”

Publicado originalmente em: 18/09/2012


O VERTÍGIO -  ANO  2005 D C

Havia ratos em abundância na minha casa.  Nada dava conta.  Agora  o “Má”  “o gato”  cujo cheiro espanta qualquer bicho começa pelos passarinhos que vem me visitar até os miquinhos que não podem pegar a banana que lhes deixo no alto do muro, pois temem o gato “Má” – o Inspetor Geral da Casa.

Voltando a 2005 DC comentei com alguém que não aguentava mais os ratos – rato mesmo, nada a ver com o Planalto.

A pessoa me disse que a Comlurb fazia este trabalho bem feito e que não oferecia risco para os meus amados vira-latas (na época:  Micke Tyson, Tina Turner,  Mao Tse Tung e Tininha.  Tudo “fera” no nome.  Tina Turner era pastora alemã racista e não gostava  mesmo de Tininha, que era preta.

 Pois bem, em sendo assim chamei a Comlurb, que prontamente, (????) me mandou um servidor.  O servidor se apresenta gentilmente.  Conto-lhe o que preciso.

Ele: “a sra. tem algum VERTIGIO? "

Meu deus, que será um vertígio?  Nunca ouvi esta palavra nem nas palavras cruzadas.  Deve ser uma coisa nova, algo de internet que eu  não entendo.  “Ou coisa de veterinário”.

Eu: “ o que é mesmo um vertígio?”

Ele:” bem, a senhora sabe....

Eu: “ não, eu não sei.  O senhor veio aqui para matar ratos ou eu me enganei?:”

Ele: “ tem que saber como é o vertígio.  A senhora guardou algum para me mostrar?”

Penso novamente e tenho um insight psicótico. Ah! Vertígio é o cocô do rato!!!  Não!!!  Estou louca. Ninguém v\ai querer que eu colecione cocô de rato.

Em todo o caso não custa perguntar, neste momento Kafkiano de minha vida.  Tudo pode ser o que não é.

Eu: “o Vertígio que o senhor fala é o cocô do rato?”

Ele: “ isto mesmo senhora!!!  (alívio de ambos).  Kafka puro.  Passarei a respeitar as baratas em vez de mata-las com meu “crack” da sola do sapato.

Aí ele me diz – “ se o vertígio é pequeno quer dizer que é “camundongo”.

Eu: “não, não é”.

Ele:  “ aí eu não posso fazer nada porque ratinho pequeno tem a ver com a Prefeitura.

Eu: “ sim....  O Estado, a  Comlurb, pega o médio.

Ele: Isso mesmo, a senhora está me entendendo’

Eu: “A ratazana é Federal?”

Ele: “ nunca tinha pensado nisto.  Deve ser”.

Eu: “ portanto, sem saber o tamanho do vertígio o senhor não pode fazer nada, senhor, como é o seu nome mesmo ?

Ele:  É  Joséph Levoski

Eu: “ que nome difícil”.

Ele: “é polonês......”

Ah.. Kafka de novo.  O homem mistura política com ratos.  Será mesmo da Comlurb ou do SNI?  Caramba onde me meti!!!

Eu: “ o senhor não vai fazer nada?”

Ele: “ não, quando a Sra. tiver meu vertígio “na mão” me telefona que eu volto.

Uns dias depois descobri meu “vertígio”  -  DE RATAZANA !!!!  SÓ PODIA SER!!!  COMIGO DÁ TUDO SEMPRE NO Planalto.  Gente fina!!! Eu...

Falando em Planalto soube hoje, 20/02/2012 DC que uma grande ratazana quem sabe  um TAPIR, caiu dentro de uma arapuca cheia de água vinda de uma Cachoeira, no Planalto.  Quem sabe um dia a gente se livra da Máfia Escancarada!!!  Who Knows??

112.09.2012.   de Carminha Paz e Amor.   Bom Dia a todos.


Publicado originalmente em: 15/09/2012

O VIRUNDU

Bonita essa palavra, não?

 Estava eu 6.feira a noite vendo o começo das Olimpíadas com o Brasil jogando futebol contra Camarões. Nossas meninas fizeram gol de cara, as nossas queridas atletas, vibrei. Só que, ao se formarem no campo não sabiam O VIRUNDU. Isso é muito triste. Fazem gol que é uma coisa dificílima e não sabem O VIRUNDU.

Lembrei do meu querido Flexa Ribeiro (Andrews), que me dizia: “minha filha, esses alunos aprendem química, física, matemática e não aprendem O VIRUNDU”. Disse-lhe que não sabia do que se tratava. Ai ele cantou: “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante.” Não heroicobrado, é heroico brado, por favor!!! Eu acho que os dirigentes dos atletas talvez também não saibam O VIRUNDU. Eles tem sempre muitas tarefas, ir atrás de dinheiro, bolar uniformes para ganhar um extra ou pode ter tido um problema na sua própria formação do que chama hoje de ensino fundamental. Fico muito triste mesmo, pois o tal DO VIRUNDU é o Hino Nacional Brasileiro que é fantasticamente lindo. Mais do que o Italiano que até o Schumacher adora. Eu, como descendente de europeus não sabia português e tive que estudar em escola rural municipal em Carlos Barbosa, RS. Tive um curso primário primoroso e a professora nos ensinava a cantar o nosso Hino. Aliás, ele, e todos os outros hinos brasileiros que faziam parte da capa dos cadernos. Era horrível não saber os hinos todos. Baixava a nota. Hoje, neste país Macunaímico pede para os atletas, provavelmente, para mexer os lábios na hora de cantar o hino nacional. Eles o fazem, mas não tapeiam ninguém. Assim caros senhores da CBF me proponho gratuitamente a ensinar O VIRUNDU para que eles cantem. Vou explicar para eles, claro, do que se trata quem escreveu a letra e a musica que não foi o Lamartine Babo e quando foi a tal de Independência do Brasil. Mas que o sete de setembro, não é um feriadão. E que o Ipiranga não é um Posto de gasolina da Petrobras. Aguardo o chamamento. Até a próxima Olimpíada.


Publicado originalmente em: 30/07/2012



BATMAN X CORINGA

Incrível! Acordar de manhã e ouvir uma noticia terrível como a morte de 12 pessoas num cinema. Até um bebê. Um americano fez isso em sua própria casa e não no Iraque como Bush e na Síria como Obama. Tudo bem, isto é politica e terrorismo. O rapaz estudava neurociência. Isto pode levar, (na minha vã filosofia, adquirida por conta de minhas vivências infantis), o sujeito a pensar sobre a existência ou não de Deus. Todas as religiões tem um Deus. Um Deus fora de cada um de nós e que dá conta de cuidar de todos nós. Aprendi isso em criança no catecismo. Depois assisti sermões em missa desde 4, 5 anos de idade em que os padres vendiam cadeiras no céu, e falavam, por exemplo: que o Sr. João da Ferraria tinha lhe prometido um porco e uma galinha e que outra paroquiana tinha que casar de preto. Enfim eram coisas Fellinianas que me levaram a conclusão que este Deus não deveria existir. Devia existir sim, alguma outra coisa que eu não sei até agora. Estou assistindo sempre a procura cientifica do começo do mundo. Até agora não tive resposta como vocês meus leitores. Portanto desde pequena não acredito no Deus do Papa Bento. Acredito no deus do Joao XXIII, porque ele era puro de alma. Aparecia isto na sua doçura na gordura e sua bondade. As freiras com as quais fiz o ginásio, a maioria extremamente má como pessoa, se diziam noiva de Cristo. Jesus Cristo um grande sujeito, meu ídolo que não sabia que iria virar uma multinacional fantástica, com direito a Banco, lavagem de dinheiro e todas as outras sacanagens politicas e sexuais, que não vamos tratar aqui agora. Sou apenas uma ledora psicanalítica de noticias. Juntando lé com cré, imaginei Coringa, um assassino absolutamente frio e doloso e não apenas um assassino Louco. Há probabilidade raras, de um louco se tornar violento. Vi sua cara de paisagem na TV, e seu olhar era de psicótico. A postura de arrogância de american citizen Muito bem, muitos físicos e matemáticos, com traço de personalidade esquizofrênica chegam numa hora qualquer nos seus experimentos, não sei por que, chegam a descobrir que Deus não existe. Aquele que tudo vê e tudo faz. Neste momento (da descoberta de algo importante nos seus experimentos) eles ficam loucos, pois são propensos à Loucura e seu ego despedaçado perde-se de seu deus particular. Voltando ao Coringa, tem genes para esquizofrenia (psicose) , porém um esquizofrênico surtado não tem capacidade e nem vontade de matar os outros. Ele pensa em SE MATAR. Se chegar a matar alguém, raro, é por “acidente”. Não é doloso. O doloso é o que nasce com genes de bandido e BANDIDO NASCE BANDIDO E MORRE BANDIDO. E ninguém entende o que se passa na cabeça dele por isso o chamam de maluco. Coitado dos loucos!! O bandido pode ser diabético, esquizofrênico, louro, cineasta, deputado, banqueiro ou senador. Enfim para botar uma mascara contra gazes para jogar nos outros o Coringa se protegeu e tinha um apartamento cheio de armas coisa impossível para um psicótico. Me incomoda profundamente ouvir da mídia que não compreende o bandido, e nem eu, e chamá-lo de louco. O louco é compreensível. Para compreender o bandido tem que ser bandido, não acham? Volta a falar da falta de um deus e um diabo interno e não Deus que se existisse as pessoas seriam saudáveis e felizes pelo que contam os assessores terrenos dele. Não haveria fome na África, no nordeste os caras da Sudene já teriam resolvido o problema da seca, enfim NÃO haveria bandidos no mundo inteiro. Aliás, o primeiro bandido chamado Caim, segundo me consta foi o Deus que fez, ou foi o Diabo???? MAS DEUS NÃO MANDA EM TUDO? Não quero aqui provar nada , só mostrar a hipótese que tenho do Coringa (rapaz que matou as 12 pessoas). Acredito que o rapaz tenha enlouquecido ao descobrir a inexistência daquele Deus que fez o Céu e a Terra (ele estudava neurociência) e deu de cara com o seu bandido interno, que todos temos na fantasia, a não ser os mentirosos. Em vez de pensar como nós, ele AGIU e matou por ser bandido e não por ser esquizofrênico. Todos nós temos deus e diabo na fantasia, não quer dizer que vamos matar alguém, não temos o genes homicida. Isto é um recado geral, pois psiquiatras escandinavos (treze) achavam que um rapaz que matou várias pessoas (setenta) é esquizofrênico (da Noruega). Querendo que agente pense que Hitler era coitadinho, esquizofrênico e não genocida. Alias tem mais gente que precisa ir para a Corte de Haia, em vez de ganhar o Premio Nobel da Paz. Falando nisso meu diabinho interno acaba de me informar que o Catarata (Cachoeira) não tem nem deus nem diabo dentro dele, vai acabar encontrando um cara igual a ele. Vocês se lembram do PC Farias?? Eles devem ter outro tipo de Deus – o que joga, fiscaliza e cobra pênalti no fim do segundo tempo aos 47 minutos e 30 segundos. E o gol sempre é contra. FIM

Publicado originalmente em: 30/07/2012



VIAGENS – LENINGRADO

Ano de 199?? Estamos em frente ao Hermitage, (museu tão bom ou mais maravilhoso que o Louvre) quando nossa guia, de 24 anos, aluna do Curso de Turismo, casada e com um filho), diz: “vocês tem maridos maravilhosos”. A minha amiga de viagem também é medica e solteirona como eu, levamos um susto com a frase. Perguntamos o por quê? -A guia: para pagar uma viagem tão longa e tão cara. Eles devem ser muito legais. -Nós: Não, não temos marido. Nós trabalhamos. -A guia: como? -Nós: somos médicas. -A guia: e vocês trabalham? Não ficam no salão de beleza como se vê nas novelas? (obrigada Globo, isto é que mostrar o país-bosta que nos consideram lá fora!) - Respondemos: Não, a gente não vai a salão. As novelas são pura fantasia. - Ah, então no Brasil as pessoas trabalham? (não Pedro Bó, todos como diria o Rockfeller, acordamos cedo um dia, tivemos sorte e descobrimos um poço de petróleo). - Respondemos: Sim, os que conseguem emprego trabalham. - Guia: Eu pensei que só aqui a gente trabalhava. (Realmente não era um ser pensante e nem poderia ter o direito de usar o verbo pensar). Mas para o resto que ficou da Rússia, onde todos eram empregados do Governo, e lá como cá não faziam nada, Ela estava se saindo bem. (Falo dos funcionários do Planalto). Era Guia 4 horas por dia. “Muito cansativo”. Segue, quantas horas vocês trabalham? - De 12 a 15 horas por dia. (quase desmaiou). -Guia: Nossa! (tudo em espanhol, pois no Brasil se fala espanhol. Obrigada Globo e suas novelas. Muito esclarecedor. Ainda bem que não nos disse que a capital era Buenos Aires. A gente merece. - Guia: Posso fazer outra pergunta? - Claro! (devíamos ter cobrado por esta resposta). - Guia: Minha avó que tem mais ou menos a idade de vocês fala muito “num tal de Lenin...” - Nós: Nos entreolhamos apavoradas, com tamanha falta de conhecimento. “Vocês não estudam História no teu curso de Turismo?” - Guia: Não, é só turismo. -Nós: Mas para turismo tem que saber história, geografia, ler os Dostoievski da vida.... -Guia: Quem? Dosto..... o quê? Assim era demais. Igual ao cara que na Globo disse que o Graciliano Ramos estava na Feira de Livros de Ribeirão Preto há 20 dias atrás. Enfim ignorância é coisa universal. UFA. QUE ALIVIO) - Nós: nada. Esquece. - Mas o Lenin? --Nós: Estamos em Leningrado, você sabia? -Guia: Não, aqui é São Petersburgo. -Nós: Antigamente se chamava Leningrado. -Guia: Tem a ver com o Lenin da minha avó? -Nós: Tem. Este senhor pensava em fazer um mundo melhor. - Guia: como? - Nós: Ele e um tal de Marx! (aqui me lembro do Brizola nos seus comícios antes de 1962, no interior do RS quando dizia: “o companheiro Carlos Marques”, e todo gaúcho achava que o “companheiro” tinha nascido no Bagé e pregava a divisão das terras para os mais pobres. As do Brizola eram no Uruguai, portanto não haveria problemas. -Guia: Quem era esse tal de Mar... - Nós: Era um alemão que também pensava em um mundo melhor. Você não estudou que houve uma revolução aqui e que mataram a família toda de “um tal de Czar”? (já entramos nos termos dela, claro!) Não está nos livros de História? “Não sei”. Precisa se informar. Guia de turismo precisa saber muito. Cheguei a cogitar que “um tal de Stalin” tivesse apagado também a Historia. Tudo é possível. -Guia: então, o Lenin era um sujeito bom? -Nós: Era. Os finlandeses é que continuam a adorá-lo. -Guia: Finlandeses? Mas isto é outro país. Nós: É, mas eles gostam dele pois devolveu sua independência como país. -Guia: que bonito. -Nós: muito. - Guia: Ah, bem então, este Lenin existiu mesmo.  Pensei que minha avó estava ficando maluca, que tudo é “quando Lenin estava aqui, isto não era assim”. -Nós: Pois é viajando e aprendendo. Coitado do Lenin, cheio de estátuas dele em S. Petersburgo e ninguém talvez saiba quem ele foi. C’est la vie.

Publicado originalmente em: 24/06/2012



REUNIÃO DE CÚPULA NO MEU BANHEIRO

1. A balança me disse que meu peso não garante a sustentabilidade dela.

2. Pergunto eu. Que será da indústria cacaueira? Revolta geral entre minha voracidade biodegradável, uma parte da economia mundial e o comando de uma balança falante Biodiversidade, é coisa séria mesmo. É o que está falando a Hillary (tá rindo de quê, Hilária. Do peido de alguém ao lado?), você que deixou parte do marido para uma Monica qualquer, que usou apenas uns centímetros da Bio-Clinton-diversidade, não sabe nada mesmo.. Vai para casa – Go Home, como nos velhos tempos. Dilma, cala a boca dessa mulher que pensa que é dona do mundo, manda ela esfregar o chão com casca de coco para ver como é bom. Falando nisso – Maria Erundina hein?? Mostrou que tem culhão o que muito cara que pensa que é macho, não tem. Voltando à biodiversidade. Adorei a mulher, (não sei se foi sacanagem ou não), que respondeu a um repórter se ela sabia o que era biodiversidade. Ninguém na rua sabia, aliás nem ele e ela respondeu com cara de paisagem – “é alguma coisa que tem que ver com o Dalai Lama?” Genial heim? Morri de inveja dela. Esta coisa de biodiversidade fez muita gente se sentir burra. Igual a um painel que existia na construção de um edifício de ricos aqui no começo da rua. O painel dizia “venha ser vizinho da natureza”. Ficava me perguntando o que seria a tal “natureza”. Um Colégio de Freiras, uma planta, uma sorveteria? Achei incrível que alguns ricos tenham comprado aqueles apartamentos. Ou estou com mania de grandeza ou – eu sou a natureza, meu vaso de flor de plástico, a rua, a Rocinha, as pessoas, o super mercado, enfim tudo que há no mundo incluindo as catástrofes e a poluição. Não sei mais nada. Vou ter de perguntar a um amigo geógrafo se estou certa ou preciso fazer um curso de biodiversidade de onde um monte de pessoas, ganhou uma bolada de dinheiro. Até a água no posto seis, era vendida a três reais, o copo. ONG, né? Hah – Agora entendi tudo – biodiversidade é o nome de meu grande Banco Multinacional onde quem chega perto do chefe ganha muito dinheiro. Resolvi o enigma já posso dormir. A insônia é uma merda. Boa noite ou melhor feliz madrugada. Jesus eu prometo nunca mais ter de olhar para a cara de uma mulher como a Hilária que enfim decidiu o que fazer com a mesma (cara) – uma boa plástica e um rabo de cavalo. Finalmente acertou. Óleo de Peroba nela. Go home Hillary!!!. Bom dia a vocês. Ps: antes que me esqueça depois de ouvir a frase altamente educativa, tive o prazer de ver uma propaganda, meiga que só ela. Primeiro, ela começa falando de uma “viagem.” Será que vão fazer propaganda de LSD, pensei eu, da “Velha Guarda”. Não, seguiu assim: “Red Bull, te dá asas, mas só se você beber”. Genial. Viva os publicitários que não pensam na saúde de ninguém. Logo, logo, veremos uma ONG vendendo “ auaska” (ayahuasca). Tomara que ponham uma saca da mesma na Adutora de Aguas de Brasília. Ninguém mais mentiria. Doido não mente!!!!!!!!!!!!! Isto seria um grande barato para nós o povinho pagante PASSA A RÉGUA


Publicado originalmente em: 09/07/2012


GLOBOCRACIA

Preciso definir o que é ISTO. É uma ditadura da burrice e do mau caratismo, que vou perseguir até morrer. Não quero e não vou ser mandada pela Globo, nunca. Sou livre. Será que, parafraseando Fernando Pessoa, só eu sinto as porradas da Globo? Ou as pessoas tem medo de seu poder? Quem foi o professor primário dos Marinho? Hitler?. O que estão fazendo da “minha patriazinha?” (Vinicius de Moraes). Subcultura e mau-caratismo. O SENAI, o SENAC, o SESE etc, etc, estão fazendo o diabo para alfabetizar este povo sofrido e mal preparado para tudo e vejam o que a Globo anuncia depois das “meninas da patriazinha” ganharem o voley das chinesas. “A partir de amanha, fale com seu chefe (jeitinho!), faltem à Faculdade, (de noite só tem faculdade, não tem ensino primário, não é Globo? Pois devia ter) deixem tudo para assistir o FUT-SAL aqui na TV ESPORTE”. Dá para aguentar isto? Até eu que sou de Carlos Barbosa, não vou deixar de trabalhar para ver minha pequena cidade nativa que entrou no mapa, não por causa da Tramontina, mas por causa do Fut-Sal. Ah! Você não sabia que a Tramontina que emprega milhares de pessoas é de Carlos Barbosa, né! O cara da Globo sabe? Não. Nem sabe que o Graciliano morreu. Que coisa triste. Não sabia até hoje porque choro ao ouvir o Hino Nacional. Agora sei. Minha Pátria que eu conheci em criança era outra. Muito diferente e a gente pensava no futuro com alegria, pensava em prosperidade, um Brasil Grande. Agora só se vê corrupção. E a Globo trazendo os “tempos modernos”. Voce que transmitiu esta besteira, você já pensou que havia crianças, adolescentes e não só velhas como eu assistindo você? Ou você não tem pai? Voce já pensou o que um casal pensante pode ter pensado de você? O mesmo que eu. Na haveria emprego ou dinheiro que me obrigasse a dizer tamanha sacanagem. Isto é IMORAL, ANTI ÉTICO. VERGONHOSO. Logo depois da Globo ganhar uma grana com a Biodiversidade? (vocês da Globo, para ganhar dinheiro dão um curso às 6 horas da manha. Para quem? Para os insones? Não é para o trabalhador e nem para as pessoas que tem que estar na aula para que no futuro não venha a falar as besteiras como esta. Espero. Eu ainda espero. Espero com veemência que a Globo se afunde ao chegar alguém lá de Brasília e cobre suas dívidas com o INSS. Não sei se vai aparecer macho para isto pois a Globo é monstruosamente destrutiva e poderosa. Mais que as outras estações de TV. Com certeza. Ps: Dilma Roussef , tu que tens ministros, manda um deles ou inventa outro- “ministério da Audiçao” para ver TV o dia inteiro e saber o que está havendo no Brasil, com os “Poderes Paralelos”. São muitos mas o mais perigoso é o que as pessoas escutam. “Tome uma braminha”. “Coma Iogurte”. Isto é muito, mas muito pior que dizer “use cocaína”. E você que já foi gaúcha como eu, sabe o que estou dizendo. TOMA POSSE DESTE PAÍS. Tu foste eleita. Eu assisto a Globo porque faço questão de aquilatar diariamente a que a nossa mídia quer nos reduzir. Como diria o cômico TOM CAVALCANTI     “Passa a régua”.

Publicado originalmente em: 24/06/2012


BIODIVERSIDADE

AOS MEUS LEITORES Lamento eu estive empenhadíssima na Biodiversidade onde ganhei uma grana roxa que eu estava precisando para ir para os Himalaia antes que eles derretam e virem piscina. Contarei depois como foi bom participar da micareta de noite, 4.feira na Av. Rio Branco vestida de índia, peito de fora, arco e flecha depois de ter passado o dia inteiro ajudando umas meninas gostosas , tentando levantar a barraca de um homem muito bonito e que elas não deram conta sozinha, precisavam da minha experiência em “levantação” de barraca.

Publicado originalmente em: 22/06/2012



O  IPM  ou   PRIMEIRO DE ABRIL

Em abril de 1964, cursava eu o quinto ano da faculdade medicina da UFRGS-POA, trabalhava na clínica Pinel à noite como auxiliar psiquiátrica, que hoje sei ser o trabalho mais difícil dentro da psiquiatria e psicanálise. Mesmo assim, tinha tempo de ser filiada ao PCB. Até fui secretária na FEURGS, Federação dos estudantes da URGS, do Marco Aurélio Garcia, que veio a trabalhar com Lula e agora sumiu. Ele era da AP (ação popular).

Bem, fazia eu parte da "célula" do partido da UFRGS, éramos um grupo de amigos de várias faculdades. De vez em quando, havia cursos, até com o Leandro Konder. Gente fina. Havia treinamentos, eu exercia no quadro a função de Agit-Prop, isto é o seguinte: os americanos estão usando muito essa função no oriente. Largam um cara orientado pela CIA para fazer "movimento" onde haja alguma rusga. Eu faço isso até hoje no Banco onde tiro dinheiro, com meus colegas velhos. Muito divertido.

Bem, como se faz: Por exemplo, um cara ou dois se revoltam com o preço das Barcas, daí estou eu fina e bela no meio, armo o maior barraco, junto um monte de gente e saio fina e bela falando baixinho, bancando a chique que não gosta de turbulência. Depois, saio de taxi, dando gargalhadas. É bom para o fígado. Os americanos da CIA estão fazendo isso em todo oriente para mudar os títeres de suas colônias petrolíferas.

Voltando a abril de 1964. Recebo um carta do exército me convocando para um IPM (inquérito policial militar), tal dia e tal hora, com 3 Generais e 3 professores, em alguma sala da Faculdade de Medicina. Havia a possibilidade de expulsão. Havia dedos duro na Faculdade e no grupo de análise. Foi muito chato. Cheguei linda, bela, alta e loira na hora marcada. Estavam os "heróis" sentados quando entrei na sala. A sétima cadeira na ponta da mesa estava me esperando.

EU- Bom dia Senhores. Recebi uma carta.

GENERAL 1-Pode sentar aí na minha frente (na outra ponta da mesa). Os Professores me olharam com pena, gostavam de mim. Sentei e disse: Bem General, estou à sua disposição.

 GENERAL 2- Há uma série de acusações contra a Senhora...

EU- Sim, General...

GENERAL 1- A Senhora participou de uma reunião com o Amaral. (O Amaral era meu amigo e era do grupo)
EU- General, eu fui ao meu Dentista que trabalha em uma sala ao lado da casa do Amaral. O Senhor tem razão, devo ter sido vista por lá.

GENERAL 3- A Senhora tem sido vista em companhia do K (amigo meu conhecido como comunista e que agora virou a casaca).

EU- Com certeza General, eu saio com todos os meus colegas, o Senhor não deve saber, mas aqui na faculdade são mais de 550 homens e 50 mulheres. Os meninos me adoram. Vou até para o meio da Rua da Praia com eles, eu saio até com o fulano (quem me dedurou).

GENERAL 3- Mas a Senhora foi vista, numa sala onde o Leandro Konder dava um curso, à noite.

EU- Quem é este Senhor? Curso de que? Não conheço. (Cá entre nós, os Generais sabiam da vida de todo mundo desde que entramos na faculdade, o SNI nasceu bem antes do que a gente imagina).

GENERAL3-Leandro Konder é um comunista.

EU- Ah, bem. Mas o que faria eu num curso de Comunismo, me parece que isto é Filosofia. Eu trabalho com loucos, General, a noite toda, todas as noites. Eu pago meus livros.

GENERAL 1- Aliás, a Senhora foi vista na Livraria Vitória, na Praça da Alfândega, que é onde os comunistas compra livros. Sabiam de tudo!! Os professore sérios. A Livraria deve existir até hoje, especializada em Marxismo e Leninismo.

EU- Fui sim, tinha lá um livro muito bom de Medicina Chinesa, comprei. Se quiser lhe conto, o que fazem lá na China com os loucos. Plantou arroz vai comer, não plantou, não come. Louco ou não, dane-se. (ele riu). Achei-os duros, mas acho que eles tem uma certa razão. No Hospício onde trabalho, tem terapia ocupacional, sem trabalho, ninguém se cura de loucura. Começaram a bufar. Realmente como se aprende coisas em Hospício bom.

GENERAL 1- (de saco cheio) E a Senhora foi vista no bonde com um jornal do Partido Comunista de baixo do braço.

EU-É possível, eu leio tudo. Noite passada, eu li todo Jubiabá, do Jorge Amado...

GENERAL 2- COMO??? Outro comunista?

EU- O Jorge Amado é comunista? Não sabia, gosto muito dele e do Graciliano Ramos também.

GENERAL 1- OUTRO COMUNISTA??

EU- Meu Senhor, o que posso lhe dizer? Leio Mário Quintana, Gogol, tudo o que cair na minha mão. Passo a noite acordada e só o Correio do Povo não dá, é muito ruim. Até leio os romances franceses, russos, para não dormir. Agora o Senhor me diz que os brasileiros que leio são comunistas? A Cachorra Baleia também? Me desculpe general, mas estamos aqui há horas e o Senhor ainda não me disse do que estou sendo acusada (eu ria por dentro, pois sabia onde pegá-los). Aquela clínica Pinel era ótima mesmo, pois lá me ensinaram psiquiatria, psicanálise e como lidar com os verdadeiros perseguidores de fora. Silêncio.

GENERAL 3- A Senhora é acusada de tentar derrubar o Governo João Goulart.
EU- Agora eu estou aliviada, General. Eu estava almoçando na reitoria com meu amigo Sul Brasil (era chamado assim), no dia primeiro de abril, quando um colega chegou... Daí, o general se levantou da cadeira e aos berros, batendo na mesa dizia: Não é primeiro de abril é 31 de março!!!

EU (calmamente)- General, o que aconteceu afinal?

GENERAL 3- Foi 31 de março, derrubamos o Governo João Goulart. Estava furioso, sentou. E eu pensando, " Viva o DR Freud".

EU- Geneeeeraalllll, o Senhor está me atribuindo a culpa de um ato que o Senhor e seus amigos cometeram? Não estou entendendo nada. Aliás, não entendo nada de política, mas o Senhor me assustou e me acusou de algo que o Senhor e seus amigos fizeram. Não é justo. (ria por dentro, pois sabia que o calo era o dia primeiro de abril).

GENERAL 1- A Senhora pode ir embora!!

EU- Então, estou livre?

GENERAL 1- Sim, está. (Levantei e saí da sala). PS: Sul Brasil- Nós estávamos mesmo almoçando na Reitoria no dia primeiro de abril de 1964, quando alguém do PCB chegou aos berros dizendo que: Nós tínhamos dado um golpe. Depois, ficamos muito frustrados com a real notícia de que os militares é que tinham dado o Golpe, sob o nome de Revolução Redentora. A gente tinha trabalhado, batalhado e estudado muito com Leandro Konder. A partir daí, é outra história, já que aqui no Rio para onde fugi, ELES me encontraram. Bem, são outras várias histórias, que aos


Publicado originalmente em: 14/06/2012


AO OBAMA (qual deles? não sei)

Desde os 7 anos de idade, meu 1º ano de escola, sei que a África passa fome. Como você precisou estudar em Harvard para saber disto? Como você sabe que a FAO tem 3 bilhões de dólares, há três anos e só agora no ano de sua eleição, você lembra de pedir para mandarem este dinheiro para lá. Que atraso!!! Ou um nome que não posso usar, pois dá cadeia. Na Bahia sabem.

Publicado originalmente em: 30/05/2012



MORDO  MIA

Na próxima reencadernação (reencarnação), vou nascer freira e quero ser babá do Papa. Por favor, rezem por mim!!


Publicado originalmente em: 29/05/2012



AS MENTIRAS DE NOSSO BRASIL

Cuidado com as mentiras. Mostraram na Globo News todas as armas não letais produzidas atualmente no Brasil. entre elas está uma pistola que dispara eletricidade. Queria dizer que como psiquiatra vi muitos doentes levando eletrochoque e tendo parada cardíaca e morrendo com a mesma voltagem e amperagem citada. Como os malandros vão ter esta arma antes que nossa policia e antes de nós, aviso que se alguém apontar uma arma dessa para vocês fiquem quietas pois ela é letal, senão estaria à venda para a população em geral. Eu já não aguento mais mentirasssss.

Mantega, bota os juros do Banco do Brasil a 5%, quero ver se tu és homem para isso!!!!!! Meu mau humor passou... obrigado cuidem-se por favor do revolver vermelho......

ALGEMAS

Continuando... ADOREI AS ALGEMAS DOS PÉS. Espero que comprem umas seiscentas lá para o Planalto.

Publicado originalmente em: 17/04/2012



Família unida jamais será vencida

Acho que a saída "precoce" do Ricardo Teixeira foi muito triste. Tremenda "boca" que vem de sogro para genro, família legal né? O sogro começo como presidente do IBC na ditadura militar. Muito boa "boca". 

Depois, a CBF. Herdada legalmente pelo genro. Genial. Gosto de famílias assim, um passa a "boca" para o outro. Será que o Ricardo Teixeira deu uma colher de chá para o amigo Marim, antes que este morra?

Que amizade bonita. Aliás, o Marim já avisou que vai dar chances para outros diretores tirarem uma lasquinha. Afinal, vêm aí a Copa e as Olimpíadas. Mas segundo a minha paranoia, o grosso do dinheiro já entrou. Em todo o caso, a gente não sabe nada mesmo sobre famílias e amigos generosos. Eu nunca tive isto. Por isso dou meus parabéns a esta linda e harmoniosa união, irmandade e amizade. Aliás, como paranoica que sou, pergunto: Quanto mesmo é que nós babacas, brasileiros pagamos à FIFA e ao COI para recebermos estes dois grandiosos eventos aqui? Afinal, tudo tem seu preço. Eu trabalho e cobro, tenho um preço, ainda não é R$1,99, mas sou doida para saber quanto paguei para ter a Copa e a Olimpíada no meu quintal.

PS: Se alguém souber, por favor, me diga, para que eu não pense que foram só alguns milhões. Detesto pobreza...


Publicado originalmente em: 13/03/2012



O Talibã

Os nossos irmãos do norte não tem mesmo um mínimo de moral, matar deste jeito, é o fim da picada. Olha que ainda passam por revisões psicológicas periódicas, portanto não estão com doenças mentais. O que é isto? O soldado na linha de batalha que mata é tão criminoso quanto a nação que o mandou para o Afeganistão. Calma, nós não somos burros. Entendo se os afegãs caírem de porrada em cima dos norte-americanos. Aliás, me sentirei resgatada, pois em 1968 aqui no Rio, esteve dentro do meu trabalho um suposto estudante de Psicologia, estagiando ao meu lado. Tinha sido treinado pela CIA. Chique não??? Para mim, era muito chato, pois andava na rua na paranoia, olhando para todos os lados, o tempo todo, até meu pescoço doer. Sou anti-americanista desde meus 7 anos quando eles invadiram a Coréia. Afinal, Hillary Clinton, você que entregou seu marido de graça para uma guria, me diz uma coisa: Você agora quer se vingar?

Você sabe tanto quanto eu, que o povo mais estuprador em todo mundo é esta mistura horrenda de Inglês, Irlandês e os negros que vocês maltrataram vergonhosamente até os anos 50 do século passado (até hoje). Shame!! E o Obama, dentro de seu carrão pede desculpas.

Isto tem desculpa, cara? Se matarem a Michelle para quem vais cantar para ganhar votos? Você, Obama é igual a todos os outros. Todos sem pai, os presidentes americanos do norte. Vocês realmente merecem um Chavez como uma pedra nos sapatos de vocês.

GO HOME!!

Publicado originalmente em: 12/03/2012



CRACOLÂNDIA

CRACOLÂNDIA - O Pseudo-Tratamento

Dentro de minha paranoia, eu me dei conta hoje sobre o pseudo-tratamento que querem fazer com a Cracolândia e me dei conta, talvez, seja uma mísera cópia de um trabalho que eu enviei para Associação Brasileira de Psiquiatria para um Encontro de Psiquiatras.

A sugestão do trabalho não foi aceito, por razões operacionais do Congresso.

O trabalho era para esquizofrênicos, das coisas que eu sugeria que era um lugar em cada bairro do Rio de janeiro, no caso em S. Paulo, onde houvesse e uma casa para pacientes agudos, com quatro ou cinco lugares.

Seria um trabalho extremamente difícil de ser feito, mas poderia e deveria ser feito para os esquizofrênicos que são 96% dos pacientes doentes mentais mereciam ser tratados, e que estão deixados de lado.

Os cracks, cracôfilos, deveriam estar numa colônia de trabalho com alguém extremamente preparado, com um grupo extremamente preparado num lugar distante de qualquer cidade e se as pessoas fugissem by by . Se as pessoas ficassem trabalhando como diria Mao Tse Tung, elas poderia comer. Precisariam de psiquiatras extremamente preparados porque para tratar este tipo de droga, precisa saber muito. Muita pratica com doentes mentais e dependentes químicos. Este país está mostrando cada vez mais que cada vez menos , a gente quer tratar as doenças mentais.

Não me copiem porque eu fico muito chateada. Pelo menos digam “a imbecil da Carmem Dametto, sugeriu isto para os esquizofrênicos, agora agente está copiando, não custava nada, eu até iria aí, explicava e até estabelecíamos a Cracolândia, estabelecíamos o regime de funcionamento que seria uma grande comunidade terapêutica como há outras e que poderia vir , as pessoas os 4% ou os 2% ou 1% dos doentes mentais que usa crack, vir a tratar as pessoas (os 4% ou 2% ou 1%) dos doentes mentais que usa crack e ver que quem sabe, meio por cento se beneficiasse. Do jeito que estão fazendo quem vai se beneficiar são algumas pessoas, alguém que usa cueca... que não seja eu.


Publicado originalmente em: 04/03/2012



A AMBIENTALISTA

Marcela, a ambientalista. Marcela é a minha única e estimada filha. Sou a “pãe” dela isto, é, pai e mãe. Coisas da vida.

Como acho que no mundo de 6 bilhões de pessoas só 500 mil pensam seu próprio pensamento, e eu acho que sou uma delas faço minha crítica às contradições. Pensar dói. Alguém já disse isto.

Marcela, a ambientalista, leva meia hora para tomar banho no chuveiro elétrico. Dois foras não é? Água e eletricidade. Eu acho. Ela não. Digo que quando começar a pagar para a Nestlé ou qualquer outro grupo estrangeiro que engarrafar nossa água com rótulo, por exemplo, de Petrópolis, ela tomará banho de caneca a 20 reais, no mínimo. Bem, aí já não estarei neste planeta. Meu sonho, aliás, é ficar deslizando como a mãe de S. Pedro no espaço sideral. Como? Você não sabe o que aconteceu com a mãe de S. Pedro? Vou parar tudo e contar.

A mãe de S. Pedro, segundo dizem os boateiros de plantão, quando morreu foi colocada num caixão de luxo, forrado de roxo e lantejoulas, e mandada para o céu. Claro, era mãe de S. Pedro! Lá chegando lhe perguntaram que boa ação tinha praticado na vida para angariar um lugar ao lado direito de deus-pai.

Ela disse: “tive um filho que virou santo e depois eu virei prostituta”.

Aí é que entra o problema. O porteiro do céu ficou com uma dupla mensagem – mãe de São Pedro e Prostituta! Que fazer? Aconselhou-se com amigos e querubins. Juntaram-se 13 (numero de sorte do Zagallo) e ela ficou achando que iria ser sorte para ela também. Não foi.

Veredicto – “prostituta não entra no céu”. E mandaram-na “justificadamente” para o inferno onde ela achava que iria encontrar os colarinhos brancos, cuecas com dólar, enfim figurinhas já conhecidas dela. “Menos mal, fico longe dos beatos, pensou ela, são muito chatos.”

Deu azar! Quem estava na portaria do Inferno? “Ele” o próprio ex-querubim, que pensou “agora vou dar meu troco” e deu, sem perguntar a ninguém, nada democrata (aliás, democracia existe?).

“Aqui, mãe de S. Pedro não entra”.

E até agora, está no espaço sideral, onde também narcísicamente quero ficar, pois é um lugar de liberdade total até penso ser encontrada num asteroide que me quebra o nariz e a alma. Mas tudo bem, isto faz parte da “vida X morte”. Eu que não tenho tantos méritos, pois não tive filho santo como já contei, a filha é apenas uma ambientalista, devendo levar uma traulitada do asteroide PQP 24, de cara. E só cuidei de gente. Só entrou até agora no meu consultório gente maravilhosa, portanto eu tenho muitas alegrias e poucos sofrimentos. Com certeza levarei uma porrada cremérgica de cara. Tudo bem. Eu aguento. Já aguentei viva!!

Mas, voltando à ambientalista.

O GOVERNO decretou que não pode mais haver sacos plásticos. Esta coisa, a gente (eu e o mundo grande e agora, no Brasil), usa para colocar lixo e a gente pensa que é gratuita. A ambientalista pensa também que é grátis. Comprou umas 50 bolsas de pano, cada uma mais linda que a outra. Eu mesma trouxe da Índia algumas.

Um dia ela sai para o supermercado com uma bolsa de pano, que pagou uma nota e me pergunta, “o que é preciso para a casa?”

Eu respondo calmamente: “sacos plásticos para o lixo”.

E ela comprou. Virou “brasileira”.


Publicado originalmente em: 20/02/2012



OBESIDADE  E  DEPRESSÃO

Escrevo sobre obesidade quando na verdade deveria escrever sobre varias substancias chamadas drogas.

Classifico as drogas em licitas e ilícitas. De antemão digo que as ilícitas são mais fáceis de tratar. Por quê? É óbvio. As licitas estão no supermercado. Das licitas, vi na minha vida apenas quatro casos de vicio em água. Um morreu afogado por dentro e sei de uma outra que brevemente vai morrer por absoluto desinteresse da família. E cá entre nós, poucos médicos ou nenhum que encontrei ate agora mostrando um trabalho em Congressos no qual fale como se pode morrer por só tomar agua. Também não apresentei.

Os anoréticos não são levados em conta neste caso a que me refiro. Eu digo de pessoas que tomam de 10 a 20 litros de agua (somente agua) por dia. São casos raros mas como venho observando há 52 anos no trabalho psiquiátrico, pude ate agora ver 4 casos, portanto não se torna estatisticamente importante.

Voltando às drogas licitas – comida, fumo, álcool, medicamentos, as mais comuns, são de difícil tratamento.  Requerem uma grande autodeterminação do paciente que tem uma personalidade dependente (antiga classificação norte americana - “passivo dependente”), que foi deixada de lado e trocada por drogadição.

 Aquela tinha mais sentido. Quem é “dependente” pode depender de qualquer coisa – ervilha, uísque, chocolate, qualquer coisa vendável em supermercado ou farmácia. No caso só vou falar da obesidade que existe no mundo ocidental e cristão em que se desafia as pessoas a serem altas e magras sob pena de serem olhadas com nojo.

Obesidade sempre foi uma doença. Lembro que ao procurar um analista aqui no Rio de Janeiro, (para me tratar), estive com vários e quando cheguei à Dra. Marialzira Perestrello vi que era magra-gorda normal e lhe perguntei se fumava. Ela disse “não”. Disse-lhe que queria ficar com ela. Não faria analise com alguém dependente de comida ou fumo. Logo vamos deixar bem claro, o uso das drogas é apenas um sintoma de uma grave depressão. Você já viu alguém deixar de fumar e engordar loucamente?

A ansiedade que leva o dependente a procurar sua salvação da angustia está sempre numa coisa “fora de si mesmo”. Ele se sente uma “porcaria”. Ele não se basta, precisa de uma bengala. Ela procura a satisfação, num prazer que pode leva-lo à morte. Lembro-me de uma paciente obesa que tinha feito 20 anos de psicanálise e que um dia me procurou. A depressão não tinha sido tratada convenientemente. Quando ia comer um pedaço de bolo, o primeiro, não a satisfazia. O segundo também não e quando via tinha comido uma torta inteira e não estava satisfeita. Coisas do superego superexigente. Era uma pessoa extremamente alegre, bem disposta, trabalhava bem. Ninguém diria que estava doente e muito menos deprimida. Ate os meus colegas quem estivera. Pelo que ela me contou suas analises anteriores ninguém nunca lhe perguntou se ela pensava em se matar. A compulsão da comida, doces principalmente, deixa paciente e terapeuta muita vezes burros quanto a entender o mecanismo “vida X morte” que está implicado na dependência X depressão.

Quando vejo o meu amado Schumacher voltar às pistas eu sei o que ele quer. Morrer como Senna. Sei por experiência própria. Na mais profunda depressão eu tive um carro, marca SP2, que andava como o diabo. E minha “droga” era a velocidade. Fazia misérias e um dia voltando de Mangaratiba, estrada vazia e boa coloquei 160 km/h no carro. Passou uma fantasia “vou voar, que maravilha!!!!”, em seguida “posso morrer”.  

As duas coisas, prazer e morte, absolutamente juntas. Voar é o máximo. Ícaro fez isto. Mas pode me matar.  

Depois julgando calmamente comigo mesma o fato eu comecei a pensar que podia ter estourado um pneu, mil coisas podiam acontecer e eu morrer quando meu intuito consciente era ter o prazer de “voar”. É muito bom. Dificilmente eu dava caronas quando eu ia fazer estas proezas. Então inconscientemente eu já sabia da possibilidade da morte. Como todas as drogas. Mas tinha analise bastante na minha cabeça para ver tudo num “instante” e parar (milionésimo de segundo, que podia ser fatal). Então para mim é fácil saber o que “meu” Schumacher está procurando. Ele e o resto. Podem achar como outros já acharam. Não creio em “acidentes” nesta hora. Uma pessoa que come uma torta de 30 pedaços sabe o que vem depois. Não precisa ser medica. Diabetes, hipertensão.... o problema é que meus colegas “dietistas” que inventam sempre a “dieta do ano” não sabem que deveriam ter ao lado de seu consultório um terapeuta, um PSI. O paciente não precisa comer tanto porque o estomago ficou grande. É o contrario, o estomago ficou grande porque comia muito. E diminuir uma colher de arroz não é fácil. A pessoa precisa de alguém “fora” (de si) que lhe de um motivo e que a satisfaça. Que seja o Terapeuta mesmo, “uma colher de arroz”. Quando escuto de paciente que foi ao “dietista” e vêm com fórmula mágica e dizem “tenho que emagrecer 34 quilos”, eu sugiro ao paciente que esqueça os quilos, e que pense em perder uma grama. Se o paciente conseguir entender e fazer terá como dizia Melanie Klein (Psicanalista), um “momento depressivo”.

Isto é muito difícil para explicar psicanaliticamente, mas vou tentar aportuguesar. Digamos que o ego de uma pessoa, por angústia se divide em mil pedaços como a laranja se divide em gomos.

Daria um exemplo pratico - num milionésimo de segundo os vários gomos soltos de uma laranja se juntariam e formariam de novo uma laranja total. Enfim, é apenas isto o “momento depressivo”. Mas isto é Melanie Klein, não sou como um colega meu, famoso no mundo inteiro, que nunca citou suas fontes teóricas de conhecimento (Freud deve estar se mexendo na tumba). Enfim para os pragmáticos como eu, o individuo que deixa de comer um grão não precisa ser uma colher de arroz, deu um salto qualitativo dentro de seu esquema para o emagrecimento. Por isto eu não diria quilogramas. Quando sugiro caminhadas para os gordos, para começar com dez – vinte metros. É assim que faço comigo. Depois de alguém conseguir isto, ser aplaudido por um Terapeuta que sabe o que isto custa, em matéria de super exigência por parte do paciente, ele passa a ser aplaudido apesar de achar tudo muito pouco diante dos seus quilos. Mas o paciente obeso não pode ficar sozinho nesta caminhada. Precisa de alguém “fora”, o Terapeuta, para lhe dizer que tem capacidade interna (VIDA), de brigar com seus demônios (MORTE), e que está demonstrando poder superá-los. Isto é psicanalise, em português, não em psicanalês. Se o Terapeuta puder do alto do seu orgulho e sem neutralidade, contar uma vivencia sua, pode ajudar mais o paciente a não se sentir um monstro suicida e que por isso tem de comer mais em represália a si mesmo. O Terapeuta tem de ter paciência pelo paciente e com o paciente. (“superego mortal”). Não deve dizer que mude a dieta que faça isto ou aquilo.

Um dia fui ver uma paciente com duas internações por “alcoolismos”, em sua casa. Deparei-me com trinta latas de cerveja, enfileiradas. Sua fama de alcoolista era grande. Ninguém via sua depressão. Eu nunca falei,  sobre o álcool, como se não me tocasse com o numero de latas de cerveja. Algum tempo depois, ela me deixou sozinha no seu quarto. Fui ver se latas estavam vazias. Não. Como eu, ela só toma o primeiro gole. Mas é chamada de alcoolista. Como, da mesma forma, me chamou e escreveu na minha ficha um cardiologista. Ele tinha e que tem um apelido horrível. Se eu não tivesse visto começaria a fazer o que todo mundo faz “não beba tanto”. Enfim, acho que tive uma sorte danada ao poder verificar que havia trinta latas de cerveja quase cheias. O que havia mesmo era depressão, e minha descoberta só me faz mostrar os muitos pontos positivos da paciente e com isto ela vai saindo de sua depressão crônica e começando a gostar de si mesma.

Voltando à obesidade tirei um dia (20 de janeiro) para assistir de manha à noite, televisão. Fiquei pasma com o numero de programas de “como fazer comida”. “como comprar panelas”. Enfim tudo relacionado à comida. Vi filmes com (americanos) obesos mórbidos sendo operados dizendo que tinham emagrecido 120 kg numa semana. Só não mostraram o depois, que a gente pode imaginar. Claro que morreram. Não vi um Psicoterapeuta ao lado do obeso ou do médico operador. Enfim coisas da vida. Se você entende sozinho, tudo bem e fica quieto de preferencia. Se não entende fará parte do grande curral chamado Terra e não sofrerá ao passar por uma caixa de “Bombom Garoto” (só pode ser “Garoto”, meu preferido. Me esqueci do vicio da Bolsa de Valores. E é claro o vicio de Televisão que é algo extremamente deprimente e onde o depressivo senta e engorda vendo e sabendo do mal estar alheio. Isto o satisfaz um pouco. E muitas religiões fazendo milagres fantásticos. E o Procon? Propaganda enganosa??

Hoje acordei e ouvi na televisão a noticia de que enfim, no Rio Grande do Sul começou a funcionar uma comunidade terapêutica rural ( ou entendi mal, na empolgação da noticia?), para tratar de drogados. Insisto, acredito se não for algo politico. Não posso acreditar no que vão fazer em S. Paulo com a “cracolândia”. Isto é que é jogar dinheiro na cueca de alguns !! Na verdade as pessoas politicas que bolam este tipo de “tratamento” estão pensando em si, na futura eleição. Sabem tanto quanto eu que não vai funcionar. Tudo que diz respeito a vicio ou dependência tem que ser muito estudado e não ser feito em meses. Afinal não há para quem “bolou” este sistema de interesse por alguém for de si mesmo.

Vamos voltar à obesidade que nos trouxe aqui, você e eu, para discutirmos como não entrar nela e como sair dela.

Temos que discutir o que há de genético e o que há de social. As vezes a pessoa mesma tem de se virar e se tratar pois não herdou genes para engordar e sim genes para ser deprimida. Como o social entra nisto?

Em 1969 trabalhei na Biometria Médica do Estado da Guanabara. Um dia entrou na minha sala para pedir uma licença medica um senhor magro. Limpo. Sentou à minha frente e disse “Dra. Preciso me afastar de meu trabalho se não vou virar alcoólatra. (naquela época a palavra era esta). Eu perguntei o que já estava na ficha, sua profissão. Ele respondeu “gari”. “ Então o senhor começou a beber quando?” “quando entrei no serviço (não me lembro o nome do lugar) mas agora é Comlurb), o meu chefe, um engenheiro me perguntou se eu bebia. Eu respondi que claro que não. Aí ele me disse – vai a partir de amanhã sim, você não aguenta o cheiro”. Eu, 29 anos, vinda da melhor clinica de pós-graduação do Brasil na época, custei a entender. Mas foi uma boa maneira de poder entender uma outra coisa, ele magérrimo me disse que não precisava comer pois a cachaça tirava a fome. Na época a OMS diz que no “Brasil, Cachaça era alimento”. Continua sendo. Afinal este senhor tinha “uma saúde mental” impressionante, ele entendeu que ele não queria morrer, ele queria trabalhar. Dei-lhe uma licença fora do habitual (3 meses) e pedi readaptação de serviço. Naquela época existiam estas coisas. Uns tempos depois passou lá para me ver, com peso normal (“agora já posso comer”), me agradecendo seu novo trabalho. Enfim, isto é para mostrar que sua vontade de viver era muito maior do que a de ficar doente com o uso da cachaça. Não era do tipo dependente. O dependente de drogas, sejam licitas ou ilícitas, pode ter crises psicóticas ou neuróticas. Tanto numa como na outra pode facilmente tentar ou conseguir se suicidar.

Quando alguém mata um outra pessoa, em surto, como anda acontecendo atualmente e que é muito raro, significa que o paciente mesmo estando drogado mostra a sua parte homicida que normalmente nós não temos, pois loucura é loucura, homicídio é uma coisa que pode vir junto mas é caso judicial. Normalmente os psicóticos não agem, mesmo que pensem eles dizem que “quero matar papai” (por exemplo), mas não matam ninguém, tudo fica nas palavras e no sentimento.

No caso dos dependentes de alimentos como na obesidade, o excesso de comida leva a pessoa a inúmeras doenças como hipertensão,..etc. as quais não existiam em sua


Publicado originalmente em: 31/01/2012



QUE PAÍS É ESSE !!!  X  CHINA

13 janeiro 2012.

Meu querido Zagalo, eu também gosto muito do dia 13. Hoje, sexta-feira 13.

Tenho 70 anos, eu gostaria que a meninada pintasse a cara de novo, porque eu aos 70 não vou mais pintar.  Fiz o que pude já fui perturbada o que se podia perturbar uma pessoa durante 50 anos e eu gostaria de parar de ouvir as besteiras que eu ouço na televisão e hoje de manha, abro o jornal O Globo e já estamos em ritmo de carnaval. Acho isso fantástico!! Porque já esquecemos as tragédias do ano passado, e a deste ano.... Caramba vai chover no carnaval??? Que País é esse?? O Charles de Gaulle tinha razão, vai estragar as coisas... Muito bem... passado o dia raciocinando e me lembrei que estive na Índia, na China e em Bangladesh e outros paizinhos “mixurucas”, não tão “fortes” como o Brasil, e onde tem uma tal de monção .  

Você sabe o que é monção? É uma chuva de 3 ou 4 meses. Uma chuva do cacete!!!! Desculpe o português. Eu estava indo de carro, um passeio para poder ver a pobreza tão falada da Ásia, de perto, desculpe, mas comparando com a nossa, desculpe, é um leite imperial, eu estava voltando do Golfo de Bengala, num carro , olhei para um muro de 5 metros de altura, longe da estrada uns 20 metros , terra vermelha como a nossa no Brasil e perguntei para o guia sobre se quando havia as monções... e o guia disse: “como a senhora sabe das monções? Monções aqui... eles pensam que o Brasil são um bando de cretinos.   

Tudo bem. Mas tem cretinos curiosos como eu. Tudo bem. Então eu perguntei o que acontecia com a estrada que estava há uns 5 metros abaixo , quando as águas baixavam se eles tinham que reconstruir as estradas. Aí ele disse que não. As estradas são feitas uma vez e depois tem uns retoques. A água não estraga nossas estradas. Ai eu me lembrei que na Índia, numa outra viagem que eu fiz, no sul da Índia, onde tem trezentas faculdades de engenharia , com os campos maravilhosos com muitos “ bolsões de pobreza” como diz um paciente meu que mora do lado da Rocinha como eu onde realmente ele não deve achar que não tem “bolsões de pobreza”. Nos brigamos todas as semanas por causa disso. Ai eu vi há 4 anos atrás o começo de uma construção na Índia de uma estrada. Eu estava andando numa e estavam construindo uma nova estrada, cheia de viadutos, andares de viadutos para não ter problema no transito. Porque eles dirigem andando a 40 km porque se uma galinha atravessar a rua tem que esperar ela passar com todos os pintinhos, uma graça... se tiver um “meeting” de vacas sagradas como eles dizem, para todo mundo.

Há 4 anos atrás eu vi, as mulheres de sari, lindíssimas , com cores incríveis e as mulheres... e os homens construindo a estrada, uns de um lado quebrando pedreiras na mãozinha, e as mulheres carregando as pedras na cabecinha, enquanto isso tinha um rolo compressor fazendo a estrada.

A altura da estrada foi um negócio que me deixou pasma!!! Tinha mais de 1 metro. Quando eu vi aqui um dia na televisão que tinha 3 ou 4 cm de asfalto, se é que aquilo é asfalto, tenho minhas dúvidas se não é piche, que impermeabiliza coisa nenhuma.

Pausa

Tenho que contar depois sobre o buraco que tem em frente a minha casa que quando chove aparece um buraco aqui. Deve ter enriquecido muita gente.

Voltando ao assunto:

Eu vi a altura do asfalto, 2 ou 3 cm. Evidente que quando cai um barranco... porque a estrada é feita perto do barranco, claro, não é feita como eu vi na “pobrezinha daquele paisinho” , chamado Bangladesh, do tamanho do Sergipe, cujo a capital é Daca, tem 19 milhões de habitantes, do tamanha da cidade do Rio de Janeiro. Não tem carro, tem tuk tuk, não tem nenhum sinal , as pessoas são educadas. Então quando chove, e chovia pra burro!!! Agente tem esperar 1 hora para poder sair. Em meia hora todos os bueiros já esvaziaram as ruas tranquilamente. Então agente pega o tuk tuk e vai embora. É um país muito atrasado, dá uma olhadinha nas estradas.... os caras que fazem, o caras da Prefeitura, os caras do DNIT, aqueles caras que agente paga uma grana roxa para fazerem estradas para nós, aquelas construtoras.... bem eu vi uma rasura no chão da estrada de uns 15 cm, e aí o guia me explicou que essa rasura era da monção, só que já tinha do lado uma escavadeira, uma daquelas maquinas enormes consertando. Eu estava indo da ponta de Bangladesh para a Capital Daca. Então a estrada tinha acabado de sair debaixo da água, estavam plantando seu arrozinho, colhendo seus cocos e estávamos indo para a Capital onde não precisa de sinal, as pessoas andam de tuk tuk e são educadas.

Se não sabem o que é tuk tuk. Vão para lá meus queridos engenheiros, vão fazer um curso na Índia e descobrir quantas vezes tem que molhar, colocar brita, cimento, botar o cacete a quatro, para ter 1 metro e meio de espessura , assim não tem água que leve nada!!!! E ninguém constrói à beira da estrada que não são burros. Os caras constroem há 15 metros, não precisam fazer cerca de contenção como tem aqui que gastam zilhões de dinheiro e que depois cai. Agente sabe que cai..!!! ainda bem que eu estou aqui , não estou em baixo. Os prefeitos daqui deixam construir casa onde não pode, quer dizer dinheiro aqui... não que eu ache que lá não haja corrupção, deve haver em todo o mundo, eu não sou corrupta porque eu acho que sou preguiçosa, tentaram me corromper várias vezes, achei que que não valia a pena, porque eu teria que mudar a cara, os olhos, o cabelo, mudar de país e o que eu ia fazer com os meus pacientes de que tanto gosto, que escolho um a um. Aqui eu posso tratar de Deus... eu não saberia falar indiano, não saberia falar mandarim, então eu não posso ser psicanalista em outro país. Só em Portugal. Mas eu também não entendo português. E os portugueses são muito burros, acho burros, eles não são, são inteligentíssimos. Ninguém fica pobre, não é? Pelo menos eles entendem de dinheiro. Eu não. Se bem que parecem que não entendem mais... sei lá.... então eu acho que os engenheiros brasileiros deveriam fazer um estágio na Ásia e os nossos queridos jornalistas, explicarem pra gente, agente não é débil mental , falar para as pessoas. O Bezerra ainda está aí? Como? As 08h00min da manha eu descubro que o país já está em ritmo de carnaval e que o Bezerra continua, coitadinho, sem culpa nenhuma tendo que ser ministro de um país como esse... morri de pena... morri de pena.... eu acho até que vou rezar uma Ave Maria para ele hoje a noite e vou rezar para a Dilma coitada, que se tomar alguma atitude vai ter que se suicidar com um tiro na costas. Que é o que acontece aqui no Brasil. O cara aparece suicidado com um tiro nas costas. Lembra Dilma? Lembra daquele jornalista, na época da nossa primeira Dinastia Militar ? Pois é Dilma, coitado do Herzog. Eu espero que tenham dado um bom emprego para a mulher dele. Espero sim. Porque eu sei de gente que perdeu o emprego como eu e que nunca, aliás, só me perseguiram. O PT só fez me perseguir. Em todo caso, vamos em frente que atrás vem gente.

E eu fico achando isso tudo uma mixórdia. Eu não sei por que o Bezerra não vai para a Corte de Haia, não sei porque o Sarney não vai para a Corte de Haia, porque são genocidas. Não faz isso Dilma. Tu não és disso. Tu querias um Brasil melhor tanto quanto eu. Tu sofreste mais que eu possivelmente, só que eu to sofrendo até hoje a perseguição do PT. Do teu partido. Isso é muito ruim. Aí tu viajas para outros mundos, e vê a sacanagem que anda no Brasil. Eu espero que quanto te convidarem para ver o mausoléu do Mao, que tu chores como eu e que tu olhes em Pequim as coisas que fazem para os velhos por exemplo, os hospitais como são, e que não digam na televisão aqui para as pobre mulheres e as pessoas que puseram uma mama falsa, os franceses e os holandeses também não são santos tanto que quiseram governar o Brasil,  ninguém é santo tudo bem, os médicos tem que dar uma olhada........ eu sei porque eu também sou medica .Oh! Dilma tu tens que pensar realmente, desses caras não dizerem que é de graça , o SUS não é de graça, o SUS existe porque nós pagamos todos os meses. Isto se chama Previdência Social nós pagamos, nós brasileiros. Explique. Mande alguém na televisão explicar que todos os brasileiros, principalmente os mais pobres, pagam mais de tributo do que os ricos. Os pobre pensam que não pagam tributos. Tive que explicar para minha empregada. Eu disse para ela que ela pagava mais tributo que eu.

Ficou muito chocada.

Ela disse: mas eu sou pobre...

Eu disse: pois é, eu sou classe média. Eu estou pagando porque sou obrigada a pagar. Eu pago menos que tu.

Ela então disse: como? A senhora pode me dar um exemplo?

Eu disse: quanto é uma lata de sardinha? Quanto tu pagas numa lata de sardinha?

Aí ela disse: xxx.

Eu digo: eu pago o mesmo. Tu não achas que eu devia pagar mais?

Aí ela disse: como assim?? Eu disse: é.

Ela disse: eu não sabia que eu pagava imposto. Eu achei que imposto só rico pagava.

Eu digo: não. Rico não paga imposto. Agora, ela paga os mesmos tributos e taxas, INSS, IPI, I não sei o que..... só que , ou não paga, pega e bota o dinheiro na cueca, e vai a luta. Os pobres nem sabem que estão pagando. Agora não digam que estas porcarias destas mamas vão ser de graça. Não. Eu já paguei mama para muita gente, por favor... me respeitem. Eu pago e a pessoa também já pagou a mama. Não digam que é de graça no SUS. O SUS não faz nada de graça, aliás só faz merda de graça. Uf!! Desabafei!! Boa Noite.


Publicado originalmente em: 16/01/2012



DILMA ROUSSEF

PRESIDENTA,

COMO DETESTO O PT, NAO IMAGINEI QUE IRIA UM DIA GOSTAR DE ALGUEM DESTE PARTIDO. GOSTEI MUITO DA TUA APRESENTAÇAO NA ONU, MACHA PRA CARAMBA, BOTOU AQUELE PRESIDENTESINHO AMERICANO NO SEU PEQUENO PEDESTAL, QUE ELE NAO SABE QUE É DE BARRO. ESTOU APAIXONADA POR TI. NAO DEIXA O LULA E O ZÉ TE ATRAPALHAREM. ACHO QUE O BRASIL INTEIRO ESTÁ PENSANDO COMO EU, APLAUSOS, VIVA A DILMA!!!!

Publicado originalmente em: 25/09/2011




11 de Setembro Dia da Alforria dos povos subdesenvolvidos

Como tenho memoria de elefante, e sei que sofro de (terror), desde a minha mais tenra infância, achei que podia me pronunciar no dia 11 de setembro que considero o dia da alforria, vivo no terror desde a guerra da Coreia. - o que “eles" foram fazer lá, eu não sei até hoje. só sei que, mataram muita gente, ganharam dinheiro vendendo armas e me fizeram desde então uma figura ferrenhamente intransigente com eles. Acho que eles descendem de uma mistura infeliz de irlandeses do IRA e do ÁTILA, rei dos HUNOS. Vocês devem ter esquecido ou não eram nascidos, MAS EM 1964, eles, (as vítimas) andavam ancorados em seus navios e treinando nossos rapazes para nos espionarem. Eu inclusive tive um espião particular. Ronaldinho... que um dia numa reunião quando perguntei se pertencia ao SNI ou AO DOPS, saiu correndo, estudante de psicologia ...

Lembro do Iraque, Cabul carbonizada com muita tristeza e lembro de tudo o mais que o professor Gavião fez e continua fazendo.

Próximo???? Irã. Afinal quem é o terrorista?

Em nome de milhões de pessoas no mundo que como eu, sofre do terror americano canto hoje parabéns à você pela QUEDA DO IMPERIO AMERICANO. Tenho certeza que ainda vou morrer livre, alforriada e sem medo que ELES venham aqui e declarem de acordo com a ONU, claro!!, que a água do Amazonas é deles!!!!!

Aguardem jovens!!! ve verão isto acontecer. não estarei mais ai para gritar .

Vocês deveriam começar a gritar agora A AMAZONIA É NOSSA!! Como eu fazia no meu tempo com o PETROLEO é NOSSO.

PS: vi hoje de novo o filme “VOO 93” , E TIVE um click, BUSH estava LONGEEEE DE Washington.

QI 89??? heinnn???

FIM

Publicado originalmente em: 11/09/2011



ANOMIA -- O FARWEST É AQUI

Anomia é a palavra, única, para designar o Brasil destes últimos anos da era petista.

Acordei hoje com a notícia, 04/06 de que bombeiros e policia militar estavam brigando. Ora senhores, como diria Millor: “O Farwest é aqui”, e agora? Mas havia sempre um mocinho e um criminoso ( lá na matriz).

Cadê os mocinhos?

As táticas de Guerrilha URBANA ensinada pelos comunistas que viraram petistas, nas prisões da ditadura militar, estão todos sendo bem usados. Os militares (John Waine), eram mocinhos, filhos da puta, mas mantinham uma vida mais ou menos “reta”. Eles mandavam. Eram “mocinhos”. Agora todos são bandidos. Ninguém manda. Só as armas. Quem precisa do narcotráfico? Os governos de muitos países. No nosso país, ele começou no Planalto com o nome de “tráfico de influência”. Eu sei como é. Já vi o filme e fiz um papel de figurante, no PCB, nos idos dos anos 60. Li, a Arte da Guerra, sei como as coisas funcionam. Não sei se tenho pena da Dilma ou vontade de lhe dar uma surra. Gostei de vê-la numa foto não olhando para o Palloci com aquela cara de sonso, pior que o Maluf. Perguntem no ABC Paulista como ele ganhou tanto dinheiro. Todos sabem. Até eu e o prefeito Daniel que, foi morto por saber. Me tirem disto. Eu apenas trabalho e pago impostos. A partir de hoje 04/06/2011, pagarei meu Leão mensal com a matemática do Planalto. Gostei. Quero este livro também. Já perdi o outro o de “fala Popular”. Voltando à anomia (estou estreando esta palavra, dá para notar), se o Planalto não tomar rédeas, quem vai tomar? O Governador, o prefeito ou o Nem da Rocinha? Porque tanto gasto causa uma maconha, cocaína e o escambau. Porque não há escolas em vez de presídios? Porque não há creches, porque não há hospitais? Porque há cuecas recheadas de dólares? Porque mentiras? O povo que não é todo ignorante vê e se entristece. O Brasil está igual ao paíszinho da África onde o ditador fica 30 anos, faz amizade com os ianques e os colonizadores europeus e quando estes que o puseram, não precisam mais deles, vão e o retiram. Para isto matam meio mundo. Menos os governantes. Em nome da Democracia!!!!! Onde e quando houve democracia neste mundinho? Me digam por favor. Dilma toma as rédeas ou acabas morrendo. É fácil acabar com o narcotráfico e a corrupção. Liberar como o fumo, a cocaína e prender o dono da cocaína, não o simples distribuidor como o Nem, da Rocinha. Quem distribui para o Nem. Como trabalho há 52 anos com toxicômanos, acho que tenho o direito, hoje domingo 06/06, que até o Fernando Henrique falou sobre isto de perguntar de novo. O que é feito dos tóxicos apreendidos? Há 35 anos minha palestra na Igreja N. Senhora da Paz, fui ameaçada de morte por alguém no telefone, pois eu havia dito que 500 kg de maconha NÃO tinham sido queimados no Caju um dia antes. Eu neguei ter existido tal possibilidade. Posso contar casos clínicos de meninos internados pelos pais ligados à Justiça que tinham de traficar. Um dia eles descobriram que o pacote continha algo gostoso. Não quero fazer um livro, mas preciso desabafar minha irritação pelo enorme gasto de tempo, dinheiro e palestras que não vão levar a nada. Vou ser objetiva - a quem interessa como disse o Paulo Coelho o uso de drogas, que o sujeito perca sua “possibilidade de escolha”? AOS GOVERNOS DO mundo inteiro. O dependente químico é uma pessoa doente que precisa de tratamento. Mas qualquer coisa pode se tornar um tóxico. Se você comer melancia durante uma semana, você pode morrer. Tudo pode se tornar tóxico. Desde água (que nenhum psiquiatra se atreve a ver ou contar, só eu que sou louca) até medicamentos vendidos em farmácia sem receita como o AAS. Vou tentar fazer uma lista de drogas lícitas e ilícitas, pois como disse, tudo depende de quem vai usar, como vai usar e quanto. Eu por exemplo acho que excesso de velocidade é droga. Já tive isto, só parei de correr quando me passou na cabeça que tinha de parar ou morria. Por que o Schumacher voltou a correr? Adrenalina pura. Ao passar no supermercado diante de uma caixa de bombom Garoto (e só ele), eu preciso de um discurso para mim mesma. Começo por dizer-me que é caro, depois que vou engordar e só me convenço de não comprar e comer a quantidade que eu nos momentos de stress usaria quando me lembro das crianças da Somália. E isto me traz à realidade da necessidade dos Governos, do uso político, super necessário para coibir o povo de pensar. No começo da ditadura militar, a gurizada do Brasil começou a abusar. Por quê? Para não pensar. Pensar pode dar cadeia.

Vamos à lista dos mais usados.

LICITOS MAIS USADOS:

1. Álcool – obesidade – hipertensão são cirrose hepática. Morte.

Uso político – quando trabalhei na Perícia do Estado da Guanabara, chegou um dia um gari me solicitando licença médica. Perguntei o por que.

Resposta - eu não aguento mais beber tanto. Assim, vou morrer.

Psiquiatra- quando começou a beber?

Resposta – quando iniciei meu trabalho de gari meu chefe me disse que para aguentar o cheiro do lixo, eu tinha que beber. Aí eu gostei, nem preciso mais comer. Mas sei que assim estou me matando. Magro, desnutrido, não tinha antecedentes de alcoolismo nem na família.

Logo, uso político, escarrado. Desde então não paro minha pequena luta antidrogas, pois sei a gravidade das mesmas.

Dei a licença e pedi uma readaptação (havia naquela época), no trabalho e sugeri um tratamento no INAMPS que depois ao lá trabalhar descobri a consulta tinha que ser de 2 minutos. De Gaulle tinha razão.

2. Fumo – usado por mais da metade dos brasileiros ainda. Leva muito mais doenças que a caixa de cigarros mostra.

Na Faculdade de Medicina conheci um “homem tronco”. Deslizava pela Santa Casa da Misericórdia com a bunda num rolimã. Tinha perdido as pernas, um braço e metade do outro. Restou uma dobra no cotovelo onde ele colocava o cigarro que alguém lhe dava.

Não vou levantar mais doenças a que o fumo pode levar. Todos já sabem.

3. Açúcar – obesidade – diabetes.

4. Gorduras – obesidade - colesterol alto – infarto. Bem não vou fazer um tratado de clínica médica.

5. Água – ninguém imagina isto quando vê um manequim desfilando. Morre com uma rodela de tomate.

6. Corrupção (dólar na cueca). É um vicio aqui no Brasil, tão lícito, que permite ou aumenta os ilícitos.

7. Medicamentos, qualquer, um. Menos um anti-psicótico (haldol), pode matar ou viciar. Lembram da Hora da Estrela, de Clarisse Lispector?

8. Tráfico de influência. Ainda lícito mas viciante. Pode um dia dar cadeia. Por enquanto, só dinheiro.

9. Excesso de trabalho.

10. Computador

DROGAS ILICITAS

- maconha

-cocaína

-heroína (não é mais a “mulher do herói”, Millor Fernandes).

-LSD e muitos alucinógenos introduzidos ultimamente, isto é na ultima década.

-cola de sapateiro

-derivados ou à base de cocaína como craque.

-ecstasy .

Os ilícitos servem para mostrar a dita acima ANOMIA do Estado Brasileiro.

Cadê as drogas apreendidas? Num depósito para serem redistribuídas? Agora não adianta mais me telefonar e me ameaçar. A internet bota a boca no MUNDO. Se não for eu, será outro. Não sou a única a saber.

DIA 07/06/2011 - Palocci fingiu que pediu demissão. Boa, Dilma.

Publicado originalmente em: 08/06/2011



Vivas

VIVAS AO NOSSO NOVO PRESIDENTE NELSON JOBIM ,QUE ESTÁ CONSEGUINDO, ATÉ QUANDO NÃO SEI , FALAR NO OUVIDO NÃO SURDO DO LULA . TOP TOP TOP.

Publicado originalmente em: 04/08/2007



PEDIDO DE DESCULPAS

Eu que persigo o Lula desde 1972, por algo que soube de sua vida particular através de minha convivência com muitos sindicalistas, hoje vou me redimir de todo o mal que fiz em falar mal dele. Devia ter votado nele.  Devia ter acreditado que sempre lutou pela Pátria como meu irmão que é um babaca que pertenceu a MR8 e custa 30 mil reais ainda não pagos enquanto Zé custa 500 mil e já recebeu .

Não devia ter imaginado que ele cortou o dedo de propósito com anestesia e não devia ter acreditado que não sabia de nada. Hoje lendo o jornal me dei conta que ele foi tratado por um certo alemão Dr. Alhzeimer e que ele não lembra de nada COITADO !!!

Abraços a Diretoria

E os Cubanos hein??? Será que vão para a Sibéria???

Publicado originalmente em: 04/08/2007


NOTÍCIAS DA SEMANA

Há várias coisas boas pelo ar. Ontem conheci duas plantas, uma com umas folhas verdes que terminam com um babado amarelo. Quase chorei de brasilidade. A outra tinha flores rosa que pareciam amassadas, maravilhosas. Quase chorei Mangueirense. Afinal, o Legacy tinha culpa mesmo, segundo o jornal. Se isto tivesse acontecido nos Estados Unidos com um piloto brasileiro, o problema estaria resolvido com o piloto em cana. Talvez em Guantánamo.

 Fui ao lançamento de um novo livro da minha ex-analista, Marialzira Perestrello. Fui ver uma peça fantástica que foi escrita para o Brasil atual por um tal de Bertold Brecht e apresentado por uma Camila Amado absolutamente fantástica. Teatro do SESC Copacabana. Quinta feira li uma crônica perfeita da Cora Ronai.  Quando eu crescer, se é que isto vai acontecer, gostaria de escrever com 5% da qualidade com que ela o faz. Queremos mais Cora!!!!

 Sábado descobri que o gato da minha filha adora tomar banho sozinho. É louco. Só reclama quando lhe corto as unhas. DOMINGO MENGÃO CAMPEÃO !!! Não assisti, claro. A Rocinha comemorou com tiros de todas as armas e muito samba. Acabou mal o dia de domingo ao ver o novo Presidente da França já dando o rabo para o Bush. Sorry periferia. Abraços da Editoria.

Publicado originalmente em: 06/05/2007




A MAIORIDADE PSICOLÓGICA OU BANDIDO NASCE BANDIDO

 A Sociedade pode ser permissiva como a nossa, para querer entender psicologicamente o banditismo como efeito de falta disto ou daquilo. Eu chamo isto de efeito Brasília.

 - vou dar o exemplo de minha reles pessoa. Aos 4 anos de idade, por causa de um furúnculo no joelho “gostou Van?”, eu conheci um medico que veio me tratar e eu tinha que tomar um remédio qualquer. CHANTAGEEI MEUS PAIS exigindo de presente, em troca, algo que eu achava que deveria existir – panelinhas de alumínio para eu brincar com minha prima no porão de casa, onde, de vez em quando eu fazia fogueirinhas, E AINDA NÃO SABIA que podia queimar a casa. Aprendi aí.

Nesta idade, comecei a ler e escrever, (não sou nenhum gênio, por favor), para puxar o saco de meus pais.  Não era deliberado. Não sou candidata a Maluf. Devagar. Ia à missa e comecei a pensar uma coisa estranha - o que os padres diziam no sermão, não faziam na vida real (alguém viu "Amacord" do Fellini?).

Com as freiras que tive que estudar depois, consolidou-se minha descrença num “Deus”, o que me chateia muito porque eu gostaria de ter alguém para agradecer ou acusar pelas coisas que me aconteceram e me acontecem. Portanto, aos 5 -6 anos, idade que agente fantasia namorar o pai, eu fantasiei, MAS NÃO TRANSEI COM ELE. Sabia, legal, aos 5 – 6 anos o que era sacanagem e o que não era. As crianças que tratei com essa idade, também sabiam, tinham introjetado um superego que permitia algumas coisas outras não. É o começo do uso da moral e da ética. E nisto sou radical - O BANDITISMO É GENÉTICO. Quem nasce para bandido, o será independente da relação mãe-bebê e da relação social. Conheço inúmeros pobres (já fui de uma enorme família assim), que não produziu nenhum facínora.

 Voltando a minha vil pessoinha que acho que os deputados Gabeira e Clodovil, vão entender, pois são honestos, quero dizer que fui tentada a ser prostituta por parte de gente muito importante desta cidade. Não caí nesta. Fui convidada a trabalhar no teatro rebolado, (já fui gostosa sim!) e não caí na esparrela. Fui convidada a ser corrupta no trabalho, na Biometria Médica do Estado da Guanabara e no INPS, anos 80 e não aceitei. Será que sou um ser superior?? E que poucos brasileiros sabem o que é o certo e o errado? Vivi na mesma época destes caras de CPIs que QUEREM LIVRAR A PRÓPRIA CARA, ao dizer que um marmanjo aos 16 anos não sabe o que é matar alguém. Ora senhores, como diria Maria Bethânia, “eu não vou por aí”. Eles querem é, psicanaliticamente escrevendo, abafar os próprios crimes contra a sociedade.

 Moro ao lado da Rocinha e sei que há meninos de 10 anos no meio da rua, carregando armas maiores que eles. Vocês acham que eles não sabem o que é aquilo, companheiros de bancada, Senadores e Deputados ???? Meus queridos parlamentares, se é para fazer testes psicológicos no “garotinho” de 16 anos para saber se ele tinha conhecimento de que matar e roubar é crime, vocês vão criar uma nova classe de psicólogos - uns F.D.P. que para ter emprego, (corrupção) vão dar laudos e tratamentos e dizendo que “de menor”, não vai mais matar ou roubar. Desculpem meu radicalismo. Podem até me chamar de RADICARMEM. Quem mata um, mata cem, com algumas exceções, claro. Eu ouvi isto na TV Globo de um homem que tinha ficado não sei quantos anos preso por homicídio. Quando um jornalista lhe perguntou o que faria em caso de briga ou algo agressivo, ele simplesmente respondeu sem mexer um músculo no rosto “eu mato”. Se é para criar um Brasil hipócrita e mentiroso mais do que já é, sugiro Maluf para o próximo exercício presidencial. Ele mente com uma classe invejável!!!! PARDON mas é o que eu acho e talvez muitas pessoas pensem a mesma coisa e não tenham coragem de dizer, afinal, o povo brasileiro é um povo “pacífico” e eu sou agressiva.

Publicado originalmente em: 26/04/2007



RELAÇÃO MÃE – BEBÊ X GENÉTICA (Psicanálise)

 Desde Freud, nenhum autor em psicanálise deixou de mencionar a genética como algo importante na doença mental. Aliás, até hoje, a genética vem sendo ainda pouco utilizada nos diagnóstico em geral, pelo menos no Brasil. É que a medicina é feita em massa e não há tempo de um médico fazer uma anamnese adequada.

Acho que os médicos teriam obrigação de exigir tempo para tratar, mas nunca fui compreendida quando fazia discurso sobre isso já no século passado. Aliás, quase parei na prisão. Voltando a genética, eu penso que o ser humano, vivendo mais tempo que no passado, acaba por ter de morrer de alguma doença. Mas, ela sempre vem com características genéticas. Creio que depois da descoberta do DNA nos anos 50 se não me engano, nós não podemos negar a sua importância. Podemos só pensar que ele pode sofrer mutações e surgirem novas modalidades genéticas em uma família. O problema com a Psicanálise que é um tratamento anti-negação do REAL, isto ainda acontece.

 Freud falou que deixou varias batatas quentes para serem estudadas pelos colegas futuros. Ele achava que devíamos prosseguir teu caminho, principalmente em relação à psicose. Melanie Klein introduziu depois dele várias teorias muito interessantes que acho verdadeiras sobre o desenvolvimento emocional de um bebê. Acho que houve um excesso de seus seguidores ao colocarem em auto relevo num tratamento que ela chamou “relação mãe-bebê” e esqueceu da genética.

 Vejo relações mãe-bebê desde meus 18 anos (tenho 65 anos) e acabo por perceber a fundamental importância da genética. Porque dar tanta importância à mãe, a não ser como uma parceira numa relação de ida e volta com seu bebê? Um bebê que nasce com personalidade psicótica, herdada ou não dos pais, não vai ter culpa, vai ser segundo Bion (Livro Volviendo a Pensar), um bebê que vai ter “lesão” em uma ou mais das capacidades de percepção do mundo externo. Um bebê pode ouvir uma frase que não foi dita, pode contar que foi espancado, enfim, ter percepções sensoriais errôneas colhidas do mundo externo e que pode deixa-lo doente desde pequeno. As mães costumam dizer “era um bebê esquisito” quando adoecer mesmo mais tarde. Bebês que nascem com personalidade psicótica pode também, fazer um falso-self e funcionar perfeitamente para o mundo externo. Terá um vazio afetivo interno, de mãe, principalmente. Esse tipo de pessoa ao se submeter a tratamento psicanalítico tradicional ficará com um falso-self e maltratará a família.

  Eu, particularmente, não deveria, se não tivesse tanto empenho em cuidar bem da Psicanálise, que tanto me ajudou e que com isto posso ajudar tantas pessoas, falar sobre genética, porque é onde meus colegas param de pensar uma nova maneira de pratica-la. Por isto, sou em geral, a quarta, ou décima sexta analista dos meus pacientes. É raro aparecer um paciente com primeiro surto psicótico e melhorar logo. Não brigo com a mãe, bisavó, Adão e Eva. Brigo com o narcisismo patológico do paciente ou com o superego doentio do mesmo.

Publicado originalmente em: 08/04/2007



OBESIDADE INFANTIL _______ MÍDIA

Dormi com a TV ligada e acordei por volta das 03:30 hs com um programa na TV Globo News “Entre as aspas”, e ouvi coisas nas quais, como sempre, o óbvio é deixado de lado.

Havia um jornalista, uma médica pediatra e o entrevistador. Escutei tudo e como sempre os culpados pela obesidade ou qualquer outra pereba que as crianças tenham, são os pais.

Irrito-me profundamente. Você já entrou num supermercado ou foi numa feira? Já viu uma criança pedir cenoura, cebola, aquelas coisas verdes que as mães querem empurrar para as crianças e que até fizeram uma propaganda belíssima com um guri pedindo insistentemente espinafre?

Eu ria comigo imaginando a senhora mãe do Delfim Neto, pobrezinha, na feira escolhendo os verdes para ele comer e ele carregando a cestinha. Me comovi, porque acho que a gordura dele é genética, pode fazer a dieta que quiser, só emagrece se tiver doenças.

Saio de minha fantasia da madrugada, achei estranho, profundamente estranho tudo. O jornalista não mencionou a quantidade (um terço parece) de brasileiros que vivem com salário abaixo da linha da miséria. E alguns, (apadrinhados), ganham uma tal de cesta básica, composta de farinha, macarrão, óleo de soja, arroz, feijão, fubá, açúcar e sal. Querido jornalista, tu sabes quanto custa um quilo de pera, de maça, de pêssego, melão e todas as frutas? Sabes o preço das mesmas que não estão na cesta básica a qual favorece a gordura? Tu sabes o salário dos brasileiros ou só o teu? Tu sabes qual é a culpa dos pais na alimentação destes filhos? FALTA DE TRABALHO E SAIR DA LINHA DA MISÉRIA. Trabalha sério garoto, diz a verdade. Não a meia verdade, que os pais têm culpa e que não ensinam as crianças a comer. Vê a cara amarga do Delfim Neto. A mãe dele deve ser uma boa senhora, deve tê-lo ensinado a não comer porcarias.  Acho até que ele não come um chocolate, há muito tempo pois tem sempre aquele rosto sorridente-amargo que vemos, e está OBESO.

Quanto à pediatra e as curvas da OMS, fiquei encantada. Minha nobre colega, pensou que estava falando para uma plateia de médicos estúpidos. O cara da cesta básica não sabe o que é OMS, (Organização Mundial da Saúde), e nem curvas. Curvas soam a Marilyn Monroe. O “cesta básica” precisa saber que curva da OMS é um gráfico que mostra o crescimento da obesidade, não por culpa de sorvetes premiados ou Mac Donald’s da vida e nem dos pais. O “cesta básica” , a classe média, a classe alta e a rica, onde estão todos com o mesmo problema, precisa saber do porque as crianças e os adultos gostarem tanto de carbohidratos (coisas engordativas). A colega já ouviu falar de ANSIEDADE, que faz o gordo comer qualquer porcaria para se acalmar? A matéria que assisti me ajudou a acrescentar algumas coisas num livro que estou escrevendo sobre depressão infantil – ou a criança fica com anorexia ou come como uma louca.
Pergunta à Globo – porque vocês não colocam várias CORA RONAI para estes programas que não podem e nem merecem esta superficialidade? Afinal quem vos assiste, em geral, não é imbecil. Aliás os programas matinais da Globo são todos engordativos. Já pensaram nisto? Ou a criança fica imbecilizada, imóvel com quadrinhos ou a empregada de rico, e de classe média fica pegando novas receitas para comidas engordativas. Não há programa que fale de novo, como antigamente, que as crianças precisam brincar, ter amigos, se mexer, perder peso? Vocês já viram quanto tempo o Bill Gates deixa seu filho no computador? Deviam dizer. Sobrariam muitas vidas. Eu sei que teria menos pacientes, mas meu desejo é que as pessoas sejam felizes e não precisem me procurar por ANSIEDADE ou por GORDURA ou qualquer outra coisa parecida. Não gosto de ver sofrimento, motivo pelo qual sou médica. Mas me interesso pelo que vai pelo mundo como pelas coisas mais importantes do meio jornalístico que não aprofundam nada. CORA RONAI pra nós na TV e não no jornal, que é lido por uma elite que está pouco se lixando para o “cesta básica” e que vai malhar em academias.

CORA RONAI NA TV PARA NÓS!!!!!!

Ps – porque sempre que se fala em crianças não se põe responsabilidade nenhuma na personalidade delas, afinal são pessoas e escolhem . Um bebê que não quer mamar é por culpa da mãe? Por favor!!!! Ele nasce com suas próprias predisposições genéticas. Mãe não é ser superior capaz de mutilar as emoções mais profundamente do seu filho.

Publicado originalmente em: 18/03/2007





CARMEM DAMETTO - DOENÇAS MENTAIS E SEU TRATAMENTO

A ideia do Blog vem do fato de eu pensar que tenho uma longa experiência que me foi proporcionada por mestres, colegas e pacientes, a qual tenho o dever de passar adiante para que os que quiserem me ler.
Minha experiência com doenças mentais começou no primeiro ano da Faculdade de Medicina da UFRGS em 1960, na primeira comunidade terapêutica fundada no Brasil. Nela se aprendia sob a direção de Marcelo Blaya Perez, como tratar doentes de forma humana e carinhosa, com psicoterapia, terapia ocupacional e medicamento. Meus 6 anos de Faculdade foram passados lá, onde continuei com residência e pós-graduação em Psiquiatria por 2 anos. Vim ao Rio de Janeiro, me tratei e fiz o Curso de Psicanálise na SBPRJ, 5 anos. Logo, dos meus 65 anos, passei convivendo com e estudando as doenças mentais há mais ou menos 40 anos.

Proponho-me neste Blog colocar artigos que acho serem inteligíveis por qualquer pessoa.

Publicado originalmente em: 02/03/2007






1º PARTE: BRASIL, PAÍS SEM SUPEREGO

Assisti um debate na TV Globo no qual se enfatizou que o problema da violência está ligado à falta de estudo.
Fiquei contente porque até pouco tempo a violência era ligada à doença mental, motivo pelo qual escrevi num dos meus livros um capítulo. Voltando ao assunto escolaridade, queria dar meu depoimento pessoal. Fui criada numa zona italiana no Rio Grande do Sul (Carlos Barbosa), onde a grande maioria das pessoas eram analfabetas como a senhora mãe do Lula. Não conheci bandido. E havia muitos loucos. Meus colegas de grupo escolar só fizeram o curso primário e nenhum se tornou criminoso. Eu fui em frente e acabei por estudar Medicina na mesma época e mesma Universidade em que Marco Aurélio Garcia fazia Direito e eu era sua secretária na FEURGS. Depois por um acaso da vida acabei sendo titular da cadeira de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Vassouras, onde o grande problema que encontrei era o semianalfabetismo de muitos estudantes. Os alunos aprendiam a Psiquiatria, mas escreviam tudo errado.
Minha filha teve ensino primário e secundário em meio à classe média, um dos colegas dela, rico, tornou-se traficante de drogas e foi morto antes dos 20 anos. No próprio debate de hoje, o apresentador cometeu vários erros de Português , o que não é incomum na TV Globo. Por sinal me incomoda muito e pediria a Regina Casé que refizesse o comercial do canal 58, onde em vez de dizer "as trinta milhões de pessoas..." dissesse “os trinta milhões de pessoas”. A propósito ponho-me à disposição da Rede Globo para o ensino de Português, FREE.

2º PARTE: TRATA-SE DO PROBLEMA DO SUPEREGO

Nos anos da ditadura, cometeram-se muitos crimes contra as pessoas e contra instituições. Instituiu-se a CENSURA, um superego extremamente exigente com as pessoas e mau, e da mesma forma leniente com os desmandos do Planalto. Criou-se A IMPUNIDADE. E desde aí, esta vem grassando tenazmente. Nosso problema social, O CRIME, vem do Planalto e dele continuará vindo se não pintarmos a cara como fizemos com o aprendiz Fernando Collor de Mello. Ele foi punido pelo Jardim de Dinda. O superego funcionou bem, com ele. Depois disso o superego se soltou. As pessoas não nascem naturalmente boas ou más, logo, atrás do social existe uma genética pessoal. Eu por exemplo, não mataria, como muitos miseráveis, não por virtude, mas por ter uma genética não criminosa e um superego normal. Um país que como o nosso, beneficia e premia os criminosos comuns e do Planalto com impunidade, não pode dizer que o problema básico da criminalidade e da violência é falta de estudo. Todos os ladrões do Planalto que conhecemos através de CPIS, sabem muito bem do que falo. Eles, com sua impunidade, são exemplo para os que como eles estão marcados geneticamente para crime.
São doutores e aboliram o SUPEREGO


Publicado originalmente em: 02/03/2007



PEDIDO DE DESCULPAS

Eu que persigo o Lula desde 1972, por algo que soube de sua vida particular através de minha convivência com muitos sindicalistas, hoje vou me redimir de todo o mal que fiz em falar mal dele. Devia ter votado nele.  Devia ter acreditado que sempre lutou pela Pátria como meu irmão que é um babaca que pertenceu a MR8 e custa 30 mil reais ainda não pagos enquanto Zé custa 500 mil e já recebeu .

Não devia ter imaginado que ele cortou o dedo de propósito com anestesia e não devia ter acreditado que não sabia de nada. Hoje lendo o jornal me dei conta que ele foi tratado por um certo alemão Dr. Alhzeimer e que ele não lembra de nada COITADO !!!

Abraços a Diretoria

E os Cubanos heim??? Será que vão para a Sibéria ???



Publicado originalmente em: ??/??/??



Nenhum comentário: