Vídeos





LANÇAMENTO DO LIVRO UM NEURÓTICO NO DIVÃ - INSPIRADO NO TRABALHO DA DRA. CARMEM DAMETTO

A escritora Tamara Ramos acabou de lançar o livro UM NEURÓTICO NO DIVÃ, uma comédia filosófica baseada no estudo de psiquiatras e psicanalistas como Sigmund Freud, Carl G. Jung, Reich e ...Carmem Dametto!

A escritora conheceu a obra “Personalidade Psicótica e Psicose” vinte e quatro horas antes de enviar o NEURÓTICO para a editora e, após terminar a leitura, descobriu que precisava fazer diversas modificações conceituais no que se referia aos termos da loucura. O encontro com a obra de Carmem obrigou a escritora a trabalhar madrugada adentro até que fizesse jus ao trabalho da psiquiatra.

Tamara Ramos tornou–se então uma grande fã de Carmem Dametto e, inspirada pelo trabalho da médica gaúcha, interessou–se em aprofundar seu estudo sobre as complexidades da mente.

“Para mim, Carmem Dametto é um daqueles gênios que só serão reconhecidos daqui a uns 100 anos, quando a própria ciência avançar. Adoro a tese do “pênis analítico” e da abordagem anárquica, legítima e altamente eficaz da Dra. Carmem. Não dá para estudar psicanálise sem conhecer o seu trabalho. Qualquer estudo fica incompleto sem a leitura de Carmem Dametto” , diz Tamara.

UM NEURÓTICO NO DIVÃ está sendo recebido pelos leitores com grande entusiasmo, e sendo comparado à escrita de contistas russos como Nikolai Gogol e Dostoievski. A autora gosta de afirmar que trata–se de uma obra leiga (Tamara é formada em Direito e autodidata no estudo da psicanálise) e que por isso seu NEURÓTICO não deve ser levado tão à sério. Seja como for, a obra provoca profunda reflexão nos leitores e obriga todo mundo a repensar as escolhas que faz na própria vida.

Publicado originalmente em: 27/08/2012

Nenhum comentário: