quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CONTO PARA CRIANÇAS

CONTO   PARA  CRIANÇAS  -  O LARANJAL

Era uma vez um reino enorme de grande chamado Cracolandia.  Diziam que o nome tinha sido dado por um grande jogador de futebol, chamado Vasco da Gama, que tinha descoberto este reino.  Ele chegou a um lugar em sua nau e viu os habitantes jogando futebol.  Este jogo tinha sido importado de outro reino chamado Grand Terra.
Lá num grande circulo de cimento se jogava aos grandterrenses (era o nome que se dava aos súditos de lá).
Junto com os jogos eram distribuídos pães e brioches. 
Sim, querido netinho,você não sabe o que é brioche!! Mas uma tal de Maria Antonieta, de um outro grande reino, gostava tanto deles (brioches)  que acabou perdendo a cabeça por isto. Comeu tantos que vomitou e caiu de cara em baixo de um facão que a matou. 
Voltando ao Vasco Da Gama, ele deu o nome de Cracolandia à sua descoberta, pois havia muitas pessoas nuas numa praia jogando futebol que devia ser jogado com os pés mas ele notou que alguns pegavam a bola com o peito e depois jogavam para o pé.
 Espantado ele gritou: “- mas isto é que é ser craque”  daí apelidou a terra descoberta de Cracolandia.
E até hoje ela tem este nome em homenagem ao grande navegador e alguns de seus mais importantes habitantes.  Depois, coitado, fundaram um time de futebol e botaram o nome dele.  Ele não se incomodou porque já tinha morrido.  Não podia fazer mais nada.
Nem o Cabral que o sucedeu, que só fez besteiras e coisas más.  Agente tem que se cuidar com ele, porque ele paira, não morreu.  Descobre tudo de ruim e que se pode fazer apenas com três Caravelas. 
Bem queridos netinhos, isto é só para localizar vocês no mapa.
A Cracolandia era muito grande e por isso era ingovernável.  Pergunte a mamãe se você é ingovernável.  Logo, logo você vai saber o significado da palavra.  Bem,  assim, dividiram a Cracolandia em vários grandes reinos.  Um deles foi chamado de Laranjal.  É sobre ele que vou contar a estória.
Os laranjenses (o povo) tinham todos o mesmo nome -  DASSILVA.
Os amigos do rei se chamavam Laranja.  Hávia uma enorme “família” de Laranjas .
Os Dassilva eram milhões, todos nasciam e viviam muito pobres, trabalhando para os Laranjas.
Não tinham comida suficiente, não tinham escola, hospitais, Universidades, enfim nada que todos os Laranjas tinham.
O pouco dinheiro que eles ganhavam ia direto para os Laranjas ou para os cofres da Cracolandia.  E lá alguns “cracolinos”  mandavam o dinheiro para suas contas em reinos distantes , em ilhas dentro de baús, coisas assim.
Os Laranjas também escondiam seus dinheiros lá.
Os dinheiros dos DASSILVA que cada dia tinham que trabalhar mais por causa de um estranho mecanismo que fazia com que eles tivessem que dar cada vez mais aos seus mandatários que prometiam trazer os dinheiros de volta, mas nunca o fizeram.
É uma estória triste não é meu netinho??
Mas continue lendo pois um dia veio uma FADA AZUL e descobriu esta maldade e tentou ajudar os laranjenses.  E numa noite, escondida jogou em todos eles Pó de PIRIMPLIMPLIM  que acordaram com musica, flores lindas, carruagens com mulheres e homens lindos carregados por cavalos brancos, todos quase nus.  E foi uma festa enorme que durou três dias e três noites. 
Na quarta noite a Bruxa Má acordou por acaso, pois vivia sempre tão atarefada e cansada pelos constantes pedidos dos Laranjas que acabou dormindo, sem querer.
Ela nem sabia que estava sendo enganada por eles, seus amados com uma substancia toxica que  era importada  (por eles) de um reino vizinho.  Ela vivia acordada e trabalhando, isto é, fazendo toda as maldades que eles pediam. 
E tao logo que acordou, a Bruxa Má acabou com a festa, matou a Fada Azul e tentou ir dormir.  Neste momento chegou um Laranja com um estranho pozinho branco e brilhante de sua propriedade, oferecendo a ela para que não dormisse.
Ela ficou furiosa com o Laranja e decretou que O GRANDE LARANJA NÃO IRIA MAIS ACORDAR  E NEM DORMIR.  Pior seria IMORTAL.
Ainda mais, disse que os membros da Grande Família             Laranja sofreriam consequências terríveis por terem tentado tapeá-la. 
Ela queria o negocio do pozinho branco que era dos Laranjas.   Estes agora estão com medo , não da bruxa, mas dos esconderijos dos seus dinheiros que deixaram de ser seguro.  E o rei dos Laranjas, não dorme nem acorda, mas pensa o tempo todo, o que ela achou que é o pior dos castigos, porque PENSAR DÓI.
- Moral,  Não Há Moral. 
Se você nasceu Dassilva,  como eu, tem que agradecer de ainda não ter que pagar o ar que ainda respira.
FIM     




2 comentários:

Anônimo disse...

Rsrsrssr, nem sempre a historia é contada ao pé da letra, sera que a ultima rainha da França mandou o povo comer brioches?
Ro

Anônimo disse...

Esta linda a galeria do Darel.Ro.