domingo, 28 de julho de 2013

POLIESCULHAMBOSE

Dia 24/07/2013
POLIESCULHAMBOSE  (Varias doenças)   (Vide google)
Senhor Ministro,
para ser medico no Brasil, tem que falar Português e tentar entender os inúmeros dialetos que existem por aqui.  Não posso entender como um Ministro da Saúde Brasileiro não sabe da regra numero um.  Português meu senhor  é uma língua dificílima. Quem nasce sabendo como os pequenos chineses que falam Mandarim, sabe se virar. Como o senhor.
 Mas um medico precisa  saber além do Português, literatura brasileira, historia brasileira, enfim, coisas do nosso povo.   Ele não pode apenas ser medico.  Os oito bolivianos que estudavam medicina comigo nos anos 60 da outra Ditadura, não aprenderam nada.
Fui Catedrática de Psiquiatria e tive alunos bolivianos.  Também não aprendiam Português.  Me perguntavam se podiam fazer a prova em espanhol.  Nada sabiam de medicina, é claro.
Na Universidade, RGS de Porto Alegre, se falava, português.  E em Vassouras, RJ, também.  Havia em Porto Alegre um boliviano chamado Angel Porras e Porras, era gozado por todos, era o numero um da chamada e no dia de nossa formatura em 65 ele perguntou, porque riam quando o chamavam. Virou agricultor graças a Deus. Largou a medicina.  
Caro Ministro, o senhor acha mesmo o Português desnecessário?  Então me arranje uma Cadeira para lecionar Psicanalise em Harvard.  Eu não sei inglês.  Talvez o Obama não se incomode.  Nada contra cubanos, nada de xenofobia. Tudo a favor dos brasileiros que só falam Português e em cada Estado com palavras diferentes.  Por exemplo, o senhor é medico?  Se o for, me responda o que significa “ir aos pé”?  (para quem não sabe, significa fazer cocô, no RS).  No Brasil isto é muito usado, ainda bem. É  o que senhor está fazendo com a classe medica, não que eu a ache um primor,  tem fdp como em todas as classes, principalmente a sua.
Eu lhe digo que comecei a pensar em Português aos 26 anos.  Falava mais ou menos bem desde os 15 e nasci em Carlos Barbosa, no Brasil mesmo!!!, onde se falava Italiano e Alemão.
 Outro exemplo, o senhor sabe o que é  “derreá “, não né?  Levei uma hora para  saber o que isso significava , era um paraibano falando  comigo.  Depois de muito tempo ele me disse que certamente eu tinha esta coisa.   Perguntei aonde.  Me mostrou a minha bolsa.  Entreguei-lhe a bolsa e pedi que ele procurasse o que ele achava que tinha dentro.  Pegou minha carteira, eram  “Dez Reais”  veja só eu tinha 60 anos e sei o Português corretíssimo o que nem todo o brasileiro tem a chance de fazer.
 Diga –me quando um estrangeiro qualquer, por mais maravilhoso que seja, vai entender das filigranas verbais na relação medico-paciente?
Quem lhe disse que ele vai entender?  Talvez o senhor mesmo não entenda, se é que me permite lhe dizer isto, já que parece que ainda estamos numa Democracia ou melhor Putocracia.  Não é o nome do cão do Mickey, é Plutocracia, mas deixa pra lá.
O senhor sabe o que é POLIESCULHAMBOSA?    Em pessoas, é a pré- morte.  O Brasil todo está assim.   Não precisa empurrar mais para baixo.  Pior que isto, só dois isso, se é que o senhor entende.
Soube seu nome hoje de manha, senhor Padilha, com tanto ministro não se sabe mais o nome dos dignitários Corte. O  senhor por acaso cria gado?  Talvez seja veterinário.  Who knows?  Pessoas brasileiras falam, agora,   antes mugiam.  É fácil entender.  Olha as pedras daquele terrível senhor  de olhos   azul claro, como um anjo agora está denunciado pelo jornal de andar armando. 
“Azul mar, como os olhos do Médici” inesquecíveis.  Parabéns ao Planalto, não matem o Papa.  Deixe para outra viagem se ele se atrever.  Boicotes não faltaram, até agora.
Aproveito o ensejo para dizer obrigada ao Globo que enfim falou uma verdade.  Os encapuzados arruaceiros, vândalos, como diz a Leilane eram mesmo policiais.   Ora vejam, até a Globo resolveu mentir menos?
Estaria sendo ameaçada?  Até logo, muito obrigada pela audiência.             


quinta-feira, 18 de julho de 2013

MAL DE ALZHEIMER

MAL  DE ALZHEIMER
Volto a escrever sobre o Mal de Alzheimer pois tenho adquirido alguma experiência com este mal que penso ser o mal da atualidade.
 Um problema de circulação cerebral e ao mesmo tempo uma diminuição da massa cerebral, que acontece na velhice.  Tenho a fantasia que a medida em que envelhecemos, e isso já sabemos, diminuímos como que por “encolhimento”  o cérebro.  Com isto a circulação cerebral diminui ou desaparece em alguns pontos.
Como é que a memoria recente é o principal aspecto que se apresenta, é o que eu não consigo entender.  Um dia alguém vai me dizer.  O que sei por enquanto é como tratar sem maiores sofrimento para o paciente, a família, para que todos estejam de acordo, quando a pessoa com o Mal de Alzheimer,        se mostra desmemoriada.
Há problemas  narcísicos mal resolvidos   em alguns familiares que não seguem  o que lhes é dito para fazer e irritam o idoso/idosa,  e a partir dai, começa um circulo vicioso e mal estar em casa.
A pessoa com o Mal de Alzheimer pode se tornar agressiva com o cuidador e fica taxada  como  a que precisa de uma internação.

O funcionamento da família é exatamente igual a da família psicótica.  -  O “louco” aqui é  o “desmemoriado” e é o que precisa ser afastado .  Não concordo com isso.   Deveria o Ministério da Saúde fazer um curso por televisão para ensinar as pessoas a tratarem dos seus velhos. 

segunda-feira, 15 de julho de 2013

A FLIP

    A    FLIP
Fui a FLIP achando que o F dizia  “feira”.  Fora total.  Era uma Festa.  Uma festa.  Uma festa onde os amigos do rei, apenas eles, falavam.  Tristeza.  Bom mesmo foi ver na entrada uma escultura fantástica.   Uma cabeça enorme com dois cornos ao lado.  Tanto a cabeçona e os cornos estavam cheios de cabeças de cerâmica, algumas de indigenos, outras de mulatos, outras de ninguém.  Enfim muitas cabeças.  Apenas um probleminha   -   as cabeças , contribuindo ou mostrando de cara para quem chegasse estavam todas amarradas por cordas.  Queria não ser psicanalista nesta hora e poder “admirar” esta obra de arte que demonstra que o SABER deve ficar somente para as classes ricas da sociedade.
Quem salvou a FLIP foi uma douta professora Cleonice e Maria Bethania, declamando Fernando Pessoa.  Parte ruim disto  -    um casal de jovens a meu lado  -  a moça não largou o celular, mandando mensagens e o namorado fazendo equações de matemática.  E um monte de gente do lado de fora que não conseguiu comprar a entrada.
Outra coisa engraçada  foi uma moça paulista que estava lendo por meia hora um livro meu.  Não se assustem.  Depois de trinta minutos perguntei-lhe o que achava do livro  -  faz cara de “bunda”.  Era minha colega de profissão.  Disse-lhe que eu era a autora e percebi que ela estava interessada.  Ficou reta, em posição de batalha e me disse -  “eu atendo 80 pacientes por semana e tem mais são particulares!”  Eu disse, “parabéns! só atendo de vinte a trinta pois atendo durante 90 minutos.  Você merece meus parabéns”.  Viva Lacan!!!
Mas FLIP vale a pena pelo grande numero de pessoas com as quais se estabelece contato, mesmo que seja como o acima.  Quem ouve, sempre aprende algo.  Valeu.
E valeu saber que tudo lá é corrupto e falso.  Até as obras artesanais dos “índios”.  Sorry!  Tudo industrializado.  Uma pena.  Alias falando em pena, comprei um fake-brinco , duas penas maravilhosas.  Coitado do passarinho.  Eu o comprei por dez reais.  Uma obra de arte da natureza com o qual farei algo bonito pois quando ele não mais existir, eu me lembrarei dele.  
Obrigada Patricia Calhau e Tamara Ramos por quase me obrigarem a ir.  Obrigada  Noga Sklar,  minha Editora  KBR. 

VALEU MESMO!!!

A MORTE DO JEGUE

A MORTE DO  JEGUE
Voce já viu um jegue?  Não!  Que pena.  Era o Fusca do nordestino.  Está à beira do fim de sua raça.  Uma pena  -  como tantas outras coisas maravilhosas deste país.  Lá vai ele para seu desaparecimento, passo a passo, não tao devagar quanto ele anda. 
Era uma forte atração turística e como a lhama no Peru está desaparecendo.  Foi trocado coitado, por motos.  As motos???  Como surgiram?  O Bolsa Família do Nordeste.  A gente sabe como é feita a distribuição destas Bolsas..  enfim, quem diria o Lula está matando seus maravilhosos companheiros, de fome.
 A gasolina é mais barata que o feno.  Triste não?  Bichinho lindo que só e com uma pele maravilhosa.  (depois de escrever isto, vi numa rede  da TV, os jegues sendo mortos por caminhões nas estradas).  Mas em um Município, eles estão sendo alimentados.  Mas perderam a sua servidão.  Como os aposentados estão esperando a morte. 

Lula foi é mesmo o Atila, onde você põe a mão, não nasce mais nem grama.  SARAVÁ e está maquinando para voltar. 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

PARA SNOWDEN E ANTONIO PATRIOTA 10/07/2013

PARA   SNOWDEN     E     ANTONIO  PATRIOTA          10/07/2013

Tenho uma suíte sobrando em minha casa.  Só falta, se  te exilares em minha casa arrumar o chuveiro.  E para qualquer eventualidade, estilo DRONE, tenho um quarto subterrâneo que nunca foi usado. É todo seu. Alias, porque antes o Brasil não te convidou?
 Seguindo esta linha de pensamento, falo com o Antonio Patriota e sugiro à ele que dê asilo a este homem fantástico que fez o mundo todo acordar de um sono injetado pelos norte americanos  há mais ou  menos 65 anos.
Acordai-vos soldados de Cristo.
Até aquele senhora chamado Angelo  Merkel acordou.  Ora!!!  Um País, USA, nos espiona desde sempre.  A mim, pelo menos vergonhosamente há  mais ou menos  50 anos.
Na outra ditadura, eu descobri que o SNI existia antes de ele ser colocado a público. Portanto um dos meus colegas de faculdade era espião do SNI - CIA, nos anos 60.  Não descobri quem era.
 Ao chegar ao Rio de Janeiro fui logo chamada ao DOPS.  Não sei como, ou sei?
O doutor Borges Fortes, (isto é para a COMISSAO DA VERDADE que era para o Planalto que investiga meu Blog que já me chamou nem foi discreto).
Seu blog meu amigo também está sendo lido, saiba disto.  Não entre na NEGAÇAO.  Você pode ser “atropelado” por um tiro nos cornos “acidental”.  Melhor estar prevenido. Olha o coitado do DANIEL.  Morreu quieto, certamente com o laudo do IML Paulista de “parada cardíaca e respiratória”.   .  Honestidade atrapalha.  Não sei o que ele estava fazendo no mato onde foi encontrado morto.  A mulher dele deve saber, mas deve ter pontos na boca para não poder falar.
Voltando a CIA  -   não entendi porque tanto alvoroço. 
Toda a torcida do Fla, Flu, Bota, etc, que é maior que a da ARENA, desculpe, maior  que a do  PT.   
Ficam tao alvoroçada.  Afinal quem disse que a CIA algum dia saiu daqui ou do Vietnam ou da Turquia ?  Senhores, pensemos!!!  Eles estão em todas , como deuses donos do Planeta.  Volto a dizer que não acabaram com a sua Guerra de  Secessão.  Ficarão atormentando todos os povos do mundo, até ele, o mundo , ser deles,  por três mil  anos. 
Hitler foi apenas um indício dos genocídios de que eles são e foram capazes.  E minha pequena experiência de historia me lembro apenas da  USAID     entre os amigos.  Distribuia nos anos 50 no Nordeste do Brasil anticoncepcionais para as mulheres. Diziam que eram vitaminas.  Elas, coitadas subnutridas davam-nas aos filhos,  que os americanos não queriam que nascessem. Claro, ficaram as crianças, com graves problemas hormonais e mentais no seu futuro.
Talvez tenha acontecido isto com a mãe do Lula, que acabou nascendo genocida.  Não sei, o que foi que ele sentiu, mas com certeza  tomou anticoncepcional.
Na Índia, a USAID dava um radinho de pilha para os homens que faziam vasectomia.  Bonito ne?  Hitler nem  pensou nisto.  Era burro.  Achou que os judeus é que tinham que ser massacrados, e quanto a “genialidade norte americana”, acha e faz tudo por mostrar que a Terra é só deles, “seres superiores”.
E assim, vao destruindo país após país.  Devagarinho.  Não sei se o IMPERIO vai ser de três mil anos ou mais.  Espero  estar morta.  Por enquanto me deliciosa vergonhosamente a ver a  “queda do IMPERIO”.   Que não imaginei ver em vida.  Espero isto há 65 anos.  Sou uma sortuda.
Na outra Ditadura os caras da CIA que andavam pelas ruas em dupla, antes do golpe, lembra Dilma?  a gente os chamava  de culhões.  Eram sempre dois,  vestidos iguais.
Eu só descobri o Ronaldinho, o meu perseguidor da CIA, porque um dia me baixou o Santo de Mae Menininha do Gantois com quem estive por ter um tremendo pistolão.
O Ronaldinho falava em Getulio Vargas, era “aluno de Psicologia da Puc”                              estava sempre ao meu lado, tinha 18 anos, e sabia  historia demais para meu gosto.  Usava calça xadrez, quando a gente sabe que brasileiro não usa. 
 Enfim, em uma reunião qualquer, juntei tudo na minha cabeça e “saiu”,  Ronaldinho, tu és da CIA  ou do SNI”?  Atônito ele fugiu da sala.
 Foi assim que parei no Dr. Borges Fortes, diretor do DOPS --, uma “consulta” por semana, agora quero saber pela COMISSAO DA VERDADE o seguinte:  uma semana após o “suicídio” do Herzog um homem gritava no Dops: “me solta, sou fóbico, vou me matar”   repetidamente aos berros.  Aí falei com o doutor Borges  Fortes: “doutor não tenho nada a ver  com isto, mas o senhor está vendo o que o Comandante do II Exército está passando nao é?  Como vai explicar o “suicídio” do Herzog?  Se este rapaz  que está gritando aí, for se matar, eu lhe  juro que não serei mais “sua uma amiga”, vou dedurar o senhor. 
Resposta dele:  “mas doutora, fóbico pode se matar?”
Como se sabe, os advogados nada sabem de psiquiatria, não dao importância à ela.  Aí eu tinha o pulo do gato, perguntei: “então o senhor não sabe?”
Respondeu: “Não tenho nem ideia”  
Eu lhe digo:  “o fóbico é o paciente que mais se suicida” .   ah ah ah.
Muito obrigado minha filha por me esclarecer.  Até hoje não sei o que aconteceu, mas  até morrer saberei.
À COMISSAO DA VERDADE   -  Procure saber o que aconteceu.
 A partir deste dia o Borges Fortes me desobrigou das sessões semanais, absolutamente ridículas, com cantadas absolutamente ridículas.  Como diria Fernando Pessoa:  e quem não deu cantadas ridículas?
Caro Patriota, não termino aqui.
Vi outro dia na minha rua quatro pretos, diz para teus amigos  americanos que no Brasil não há pretos.  Preto aqui é uma raridade.  Nos últimos 40 anos só vi dois. Agora eu vi quatro pretos chamaremos do que agora Dilma?  Não são mais culhões, são quatro.  Estavam vestidos de preto, com uma sacola preta, todos do mesmo tamanho, lindos, nariz de estátua grega,  falando inglês.  Saíram de uma pensão acima de minha casa.  Abaixei-me como uma pessoa de 105 anos e perguntei onde era a Rua Mary Pessoa.   Me responderam que não sabiam, em inglês. Fantastico!  Serão da CIA? Estarei sonhando?              Já vi este filme.  Me poupem.
Em 71 anos já vi três ditaduras e pronta a ver uma quarta?  Tudo bem.                   Mas que não seja do Lula, como vocês já viram, ele é um sequelado da USAID.  Se eu fosse ele, entrava com um processo e levava o Obama para Haia e ficaria la com ele para o resto da vida.  Os dois se merecem.  Presos juntos na mesma cela em que esteve um torturador nazista qualquer.   E quem encontrou a metade  do dedinho dele, pode ir até o cárcere e  devolve-lo.  A cirurgia plástica anda fazendo milagres Lula.  A Marisa Leticia pode te informar.
Estou deveras comovida com a alienação e sustos dos  petistas.  Voltarei.