quinta-feira, 18 de julho de 2013

MAL DE ALZHEIMER

MAL  DE ALZHEIMER
Volto a escrever sobre o Mal de Alzheimer pois tenho adquirido alguma experiência com este mal que penso ser o mal da atualidade.
 Um problema de circulação cerebral e ao mesmo tempo uma diminuição da massa cerebral, que acontece na velhice.  Tenho a fantasia que a medida em que envelhecemos, e isso já sabemos, diminuímos como que por “encolhimento”  o cérebro.  Com isto a circulação cerebral diminui ou desaparece em alguns pontos.
Como é que a memoria recente é o principal aspecto que se apresenta, é o que eu não consigo entender.  Um dia alguém vai me dizer.  O que sei por enquanto é como tratar sem maiores sofrimento para o paciente, a família, para que todos estejam de acordo, quando a pessoa com o Mal de Alzheimer,        se mostra desmemoriada.
Há problemas  narcísicos mal resolvidos   em alguns familiares que não seguem  o que lhes é dito para fazer e irritam o idoso/idosa,  e a partir dai, começa um circulo vicioso e mal estar em casa.
A pessoa com o Mal de Alzheimer pode se tornar agressiva com o cuidador e fica taxada  como  a que precisa de uma internação.

O funcionamento da família é exatamente igual a da família psicótica.  -  O “louco” aqui é  o “desmemoriado” e é o que precisa ser afastado .  Não concordo com isso.   Deveria o Ministério da Saúde fazer um curso por televisão para ensinar as pessoas a tratarem dos seus velhos. 

Nenhum comentário: